VAMOS CONSTRUIR JUNTOS E JUNTOS FÓRUM SOCIAL MUNDIAL – Janeiro de 2021

Organizações e movimentos sociais de todo o mundo são convidados a construir juntos a próxima edição do Fórum Social Mundial e a participar de suas atividades que acontecerão na última semana de janeiro de 2021, basicamente virtualmente, mas também nos locais onde é possível realizá-los com segurança sanitária.

No final de semana de 24 e 25 de outubro, foram realizadas duas primeiras reuniões preparatórias, a segunda entre as organizações participantes dos processos dos Fóruns Sociais Mundiais Temáticos, Regionais e Nacionais e outra do Conselho Internacional Ampliado com movimentos, organizações e redes globais de várias partes do mundo (links abaixo para as gravações e notas ao vivo das reuniões).

Todos os participantes expressaram seu entusiasmo pelo evento, considerando a gravidade e urgência dos desafios da situação atual e a necessidade de articular campanhas e ações globais e territoriais para enfrentá-los.

Além de fortalecer a divulgação do próximo FSM pelo mundo, vários dos participantes decidiram ingressar na organização de seu Grupo Facilitador, que se reuniu no dia 4 de novembro , quarta-feira.

Sua organização, movimento ou rede mundial também está convidada a esta  coconstrução : fazer parte deste  Grupo Facilitador , ser incluída em seus grupos de trabalho, construir atividades autogestionárias que contribuam para esforços de articulação e preparação de ações.

Seguem abaixo os links para dois documentos que tratam do formato do próximo FSM e seus principais espaços e eixos temáticos. Sua estrutura temática são propostas iniciais que serão desenvolvidas e complementadas pelo Conselho Internacional e pelo Grupo Facilitador em formação.

No evento FSM da última semana de janeiro de 2021, permitiremos debates amplos e profundos sobre as crises que se sobrepõem ao capitalismo e estimularemos a articulação de respostas políticas e a programação de ações globais; também teremos a oportunidade de enfrentar mais uma vez o Fórum Econômico Mundial em Davos. Esta semana será o ponto de partida natural para a comemoração dos 20 anos  da criação do Fórum Social Mundial, que aconteceu em janeiro de 2001 em Porto Alegre, Brasil.

Mais do que isso: este evento FSM seguirá em um amplo e intenso processo de debates, articulações, campanhas e lutas, que acontecerá em todos os continentes e ao longo do ano, rumo à próxima edição planetária pós-pandêmica do Fórum Social Mundial, que deve ocorrer no final de 2021 ou início de 2022, o que está sendo previsto para o México.

Construiremos o próximo FSM juntos em janeiro de 2021.

Contamos com sua participação.

Responda a estes convites para: forumvirtual@wsf2021.net e indique se precisa de interpretação para um idioma específico.

GT de articulação do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Links informativos

vídeo e notas em 24 de outubro

vídeo e notas de 25 de outubro

detalhes  sobre o  formato  do evento FSM de janeiro de 2021

elementos da  estrutura temática  do evento FSM janeiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =