Memória Visual Ditadura RS

Livro fotográfico resgata memória do período repressivo no estado

O Projeto Memória Visual da Ditadura no Rio Grande do Sul teve como objetivo criar uma cultura de respeito aos direitos humanos através da publicação de um livro fotográfico que possibilitou o resgate, a preservação e a difusão da memória da ditadura no estado. Tendo como foco a pesquisa e sistematização das fotografias e charges que se encontram em acervos públicos, pessoais e privados, o livro retrata os principais eventos que marcaram a ditadura no Rio Grande do Sul. É acompanhado de textos introdutórios e didáticos que permitem a compreensão das imagens e do contexto histórico do período, além de algumas reflexões sobre o ensino de história da ditadura.

O público alvo do projeto são os estudantes do ensino básico. O livro é uma excelente ferramenta didática, incentivando que os professores trabalhem a temática da ditadura em sala de aula e possibilitando uma educação crítica e atualizada centrada na formação dos educandos como cidadãos atuantes na realidade política do país. Por esta razão, o livro foi distribuído gratuitamente no lançamento, realizado dia 1º de abril de 2013 no Memorial do RS e doado para todas as escolas de ensino médio da rede pública estadual.

A publicação deste livro contribuí com o processo de Justiça de Transição, servindo de reparação coletiva não só àqueles que, de diversas formas, resistiram à ditadura, mas também à sociedade brasileira com um todo. É uma possibilidade a mais para que a sociedade possa tomar conhecimento e refletir criticamente sobre o seu passado e sobre os erros cometidos durante o regime de exceção, condição fundamental para o fortalecimento, popularização e valorização das instituições democráticas e da (imprescindível) constituição de um Estado que se fundamente no respeito aos direitos humanos.

O Livro recebeu o nome Não Calo, Grito título da obra que ilustra a capa, de autora de Wilson Cavalcanti. Os autores são: Carla Simone Rodeghero, Dante Guimaraens Guazzelli e Gabriel Dienstmann.

Prestação de Contas aprovada com ressalvas.

Imagens abaixo: Capa do Livro; os autores e o público que participou do Lançamento.

Apresentação1

529574_558758587497031_928197900_n

547517_558758780830345_705393156_n