Recicla Brasil

O CAMP atua na área da reciclagem desde 2003 apoiando cerca de 38 galpões de reciclagem na RMPA. Nos primeiros anos, a prioridade foi a conquista da autonomia através da organização política e a legalização das associações e cooperativas. Nestes galpões, atualmente, trabalham cerca de 830 pessoas, na grande maioria mulheres.

Há, em vários deles, projetos para os filhos das trabalhadoras que envolvem cerca de 82 crianças e adolescentes. Desde 2008, o CAMP aderiu ao Projeto Rede de Parceria Social (RPS) do Governo Estadual que consiste na isenção fiscal (ICMS) de empresas que apoiem projetos sociais com recursos financeiros e tecnologia. As empresas Braskem, Gerdau e Vonpar/CocaCola além da Fundação Banco do Brasil aderiram ao Projeto Recicla Brasil Sul elaborado pelo CAMP para a RPS.

Desde o início foram repassados as 38 galpões mais de R$ 3 milhões de reais e um grande apoio tecnológico, principalmente, na logística da produção e comercialização. Hoje o CAMP atua com recursos apenas da Braskem e Gerdau e busca novas fontes de financiamento para ampliar a atuação do Projeto.

capa recicla

Caderno Vento Sul, nº 4 – Reciclagem em Debate: projetos e parcerias do CAMP da área da reciclagemCaderno-vento-sul-4-Reciclagem