1ª Mostra Família POP Rua Escola Porto Alegre e Projeto EcoSol

A 1ª Mostra Família POP Rua Escola Porto Alegre e Projeto Ecosol é uma atividade organizada pelo Projeto Economia Solidária e População em Situação de Rua com o Núcleo de Trabalho Educativo (NTE) de Cerâmica e Papel Artesanal da Escola (EPA).

O Projeto Ecosol POP Rua Conectando Vivências, é executado pelo CAMP junto ao Ministério do Trabalho e Emprego/ Secretara Nacional de Economia Solidária. O objetivo deste é criar e fortalecer coletivos de trabalho para pessoas em situação de rua. Esta demanda é vinda do Movimento Nacional da População de Rua.

feira

Com o NTE das técnicas de Cerâmica e Papel Artesanal o projeto tem executado oficinas de aprimoramento dos processos produtivos, como precificação, materiais, comunicação e comercialização. Como parte do resultado deste trabalho, organizamos a mostra dos produtos feitos no NTE.

Os produtos de Cerâmica e Papel Artesanal são feitos com amor e carinho. É assim que Paulo Roberto, estudante da EPA descreve sua produção no núcleo. Paulo, além de estudante, é também, agente multiplicador do projeto Ecosol e POP Rua. O NTE traz aos alunos da EPA novas perspectivas, uma vez que estes aproximam-se de novas experiências trabalhando com o barro e a transformação do papel.

Também participará da Mostra  a cidade de Canoas envolvida no Projeto como cidade polo.
Os participantes do projeto trarão os sabãos produzidos. A Mostra contará, ainda com atividades culturais.


Em 2016 a Escola Porto Alegre completa 21 anos. Data que devemos comemorar e celebrar, pois a escola faz um atendimento raro: recebe pessoas em situação de rua ou em extrema situação de vulnerabilidade. Mesmo fazendo este trabalho tão importante, sua existência está ameaçada de fechamento. Hoje atua por meio de uma liminar.

“Se não tivesse a EPA eu estaria na rua fazendo um monte de besteira”, proclama um dos estudantes da EPA. Além de uma escola, a EPA é um espaço de convivência, de trabalho, de aprendizado para além da alfabetização. Lá, as pessoas são acolhidas, encontram seus pares e buscam prosperar.

A EPA é apoiadora do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) no qual muitos estudantes da escola fazem parte. Vale ressaltar que o Projeto Ecosol POP Rua é uma demanda do movimento.

Confira o vídeo produzido na ida do Projeto à Feira de Eco Sol, de Santa Maria.

Em caso de chuva, a Mostra será adiada.

Evento da 1ª Mostra no Facebook: https://www.facebook.com/events/205448839855339/?active_tab=posts

popppp

13900123_1217480071624876_6788227085207639738_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =