Sopapo Poético convida para Encontro de Saraus

ENCONTRO DOS SARAUS é a conexão histórica, literária, poética e musical de projetos culturais de duas importantes capitais brasileiras, onde negros e negras criam incentivos culturais, reforçando as suas identidades étnicas em suas cidades, através da expressão artística.

sopapo

A primeira edição do Encontro ocorrerá no dia 04/07/2015, em Porto Alegre, reunindo o Sopapo Poético e o Sarau Preto, e prestará homenagem a dois grandes expoentes da cultura afro-gaúcha: o poeta Oliveira Silveira e a compositora Zilah Machado.

unnamed

O Sopapo Poético : Ponto Negro da Poesia acontece desde 2012, sempre na última terça-feira do mês, em Porto Alegre, e busca, além da criação de um espaço comunitário e de trânsito de vivências, promover a integração entre a arte negra e seu sujeito, mediante o discurso poético.

O Sarau Preto : Música e Poesia Pretas, idealizado pelo músico e ativista Mombaça, do Rio de Janeiro, consiste no encontro de compositores e poetas afro-brasileiros, com objetivo primordial de destacar, exaltar e revelar a produção lítero-musical de artistas negros.

No evento estará instalada a FEIRA AFRO que acompanha as edições do Sopapo Poético, integrando afro-empreendedores, com exposição e oferta de livros, cds, artesanato, obras de arte, roupas, tecidos e diversos acessórios.

Haverá uma OFICINA DE TURBANTES, coordenada pelo Coletivo Oluchi Turbantes, com duração média de uma hora e meia, dividida em duas etapas. Na primeira, será contextualizada a origem do turbante em terras brasileiras, abordando-se a sua inserção no meio urbano, do estético ao político, buscando permear situações relativas ao empoderamento da mulher negra. Na segunda parte da oficina, serão ensinadas formas de amarração de tecidos.

O Encontro também contará com a participação do DVJ Augusto e da DJ Bieta com uma seleção de músicas e vídeos que expressam a arte negra atemporal e afrocentrada.

QUANDO: 04/07/2015, sábado, das 17:00 às 02:00

ONDE: Sede do Instituto Cultural Afro-Sul Odomodê
Av. Ipiranga, nº 3850, Bairro Jardim Botânico, Porto Alegre/RS

PROGAMAÇÃO:
17:00 – Abertura da Feira Afro, seguida da exibição de vídeos, em uma sessão especialmente programada pelo Cine Kafuné.

17:30 – 19:00 – Oficina de Turbantes, com Coletivo Oluchi Turbantes.

20:00 – Sarau Sopapo Poético, com intervenção espontânea dos presentes e uma saudação especial ao poeta OLIVEIRA SILVEIRA, grande referência da resistência política e cultural negra no extremo-sul do Brasil.

21:00 – Sarau Preto, homenageando a compositora gaúcha ZILAH MACHADO, com Mombaça e seus convidados:

Pocket Shows – GELSON OLIVEIRA & MARIETTI FIALHO

Pílulas Musicais – RENATO BORBA, PÂMELA AMARO, NEGRA JAQUE & DJ JU OLIVEIRA e RAGGAMANO KOYAH

23:30 – Pista liberada com muita música negra, aos cuidados da DJ Bieta e do DVJ Augusto.

INGRESSOS: 
R$ 10,00 (antecipados)

R$ 15,00 (no dia do evento)

Os ingressos antecipados estão à venda no Boteko do Caninha (Barão do Gravataí, 577) e na Africanamente Escola de Capoeira Angola (Av. Cristóvão Colombo, 761).

Maiores informações:

sopapo.poetico@gmail.com
(51) 9218-5449 – 9317-6497
Recado dos organizadores: 

Entendemos que o autoconhecimento é uma ferramenta de empoderamento do povo negro, que, cada vez mais, precisa estar atento aos novos rumos e contornos do novo mundo.

Realização: 
Associação Negra de Cultura – ANdC

Bieta Produtora

Sarau Preto

Apoio:
Afro-Sul Odomode

Cine Kafuné

Natal Do Lú

Áfricanamente Escola de Capoeira Angola

Boteko do Caninha

Créditos:

Arte do evento: Adriano Neves

Foto do Mombaça: Leonardo Harim (Feijão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =