Mais um projeto que está sendo executado pelo Camp, “ECOSOL e POPRUA: Conectando Vivências”, realizou reunião para compor Conselho de Acompanhamento de suas Ações nos dias 11 e 12 de maio, na Casa das Irmãs Salesianas (Rua Gonçalo de Carvalho, 390).
Na tarde de 11/05, a reunião iniciou com uma acolhida, seguida de mística. Os participantes se apresentaram logo depois e assistiram à palestra da coordenadora do CAMP, Daniela Tolfo, sobre a história da entidade, os projetos que ele executa e como é seu funcionamento.
Daniela destacou os projetos que estão sendo executados pelo CAMP, tais como E-DHESCA Educação, Cidadania e Direitos Humanos: Conectando Redes e Saberes, Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária da Região Sul, Fundos Solidários, Recicla Brasil, Diz Aí Fronteiras, Lente Jovem, Memória Ditadura RS, Delta do Jacuí e Mais Educomunicação, além do Projeto Economia Solidária e População em Situação de Rua. Alguns deles já foram finalizados.
O projeto Ecosol e PopRua Conectando Vivências foi apresentado detalhadamente neste primeiro dia do encontro.
Já, no dia 12 de maio, os participantes se reuniram em grupos para fazer uma roda de conversa debatendo a questão colocada pela coordenadora do projeto Ecosol e PopRua Conectando Vivências, Claudia Andrieux, de “como vincular as ações do projeto com a realidade em que vivemos?”
Logo após, os grupos socializaram suas experiências de trabalho, contextualizando a região e a forma como eles atuam nos diferentes espaços de atendimento e acolhimento da população em situação de rua. Na parte da tarde, foi ressaltada a definição dos Conselhos, que são espaços de diálogo entre os representantes/conselheiros.
Também foi enfatizado o papel dos conselhos, que é pensar as estratégias de mobilização do público e atividades, acompanhar das ações do projeto, pensar estratégias de garantia e sustentabilidade do objetivo do projeto (autonomia socioeconômica da PSR) e avaliar as ações e os resultados.
Provisoriamente, o Conselho ficou composto por oito integrantes, que terão até a sexta-feira, 15/05, para finalizarem as suas indicações. A próxima reunião ficou agendada para os dias 17 e 18 de agosto, com início às 12h, na Casa das Irmãs Salesianas (Rua Gonçalo de Carvalho, 390).
Foi fechado um cronograma de ações, que conta com um curso que será dado em três módulos. O primeiro nos dias 1, 2 e 3 e junho. O segundo, 5, 7 e 8 de julho. E o terceiro nos dias 3, 4 e 5 de agosto.
Daniela fez uma avaliação da reunião ao final do encontro, na qual considerou que a equipe deu um importante passo em parceria com a economia solidária. “Vamos construir juntos com a população em situação de rua e a economia solidária, tornando-nos agentes de transformação. Temos uma equipe de qualidade para realizar esse belo trabalho, mas, para isso, precisamos ser humildes. A coordenadora citou ainda Paulo Freire para ilustrar a sua opinião: “A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.”
A próxima reunião do Conselho ficou marcada para os dias 17 e 18 de agosto.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CAMP