Cartilha lançada pelo Camp durante o Fórum Social das Resistências em janeiro de 2017 traz um passo a passo para a constituição de Fundos Comunitários.
Cartilha Fundos Solidários: passo a passo para a constituição de Fundos Comunitários.
“Um dos nós das organizações populares é a falta de recursos financeiros para a realização das lutas. Os fundos solidários são uma ferramenta de auto gestão que organiza a captação e o uso coletivo dos recursos, tanto financeiros quanto materiais. Há inúmeras experiências pelo Brasil, principalmente na região Nordeste. Na região Sul, a expansão dos fundos solidários, especialmente os rotativos e comunitários ampliou-se nos últimos anos. Na medida em que buscamos e lutamos por uma sociedade mais justa e fraterna, cabe a nós agirmos, de fato, dessa forma. As práticas e experiências de Economia Solidária tem demonstrado que há muita vontade e que há sim, um fazer diferente do que é nos imposto pelo modo capitalista, individualista e consumista de convivermos. É isso que esta Cartilha, que nos dá um Passo a Passo de como constituir um fundo solidário, busca fazer: mostrar que há práticas solidárias que estão mudando o mundo. (…)
Fruto deste trabalho, construído em parceria com empreendimentos, coletivos, associações, grupos, redes, cooperativas, Fóruns de Economia Solidária, entidades de apoio e fomento, povos tradicionais de matriz africana, Movimentos Sociais e Incubadoras, que o CAMP elabora esta cartilha. O caminho metodológico que está descrito neste material tem como pressuposto a Educação Popular.”
Fotos do Lançamento da Cartilha durante o Fórum Social das Resistências:
Um trabalho indispensável! Parabéns por tê-lo feito!
Estava pesquisando e encontrei a publicação de vocês. Trabalhamos também com os agricultores, a organização e gestão dos fundo solidários nas comunidades rurais que acompanhamos com uma ONG Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor – CEDAPP, em Pesqueira -PE. Vocês estão de parabéns!