Um curso organizado pela Christian Aid (CAid) para discutir Desenvolvimento Participativo de Sistema de Mercado reuniu Lima/Peru vários parceiros do Caribe e da América Latina, entre eles o CAMP.
Chamado de Taller Internacional, o curso foi realizado durante os dias 25, 26 e 27 de novembro com enfoque na capacitação e intercambio de experiências a respeito da metodologia de como tratar a temática.
Esta metodologia está sendo implementada em países como Peru, Bolívia e da Centro América. Os parceiros do Brasil, CAMP e MST, foram convidados para conhecerem as experiências para poderem utilizar, de acordo com as características de cada lugar, as ferramentas de mapeamento, identificação de atores chaves entre outras possibilidades.
Segundo a CAid, esta metodologia é inovadora “para promover el dialogo entre actores claves, obtener una conciencia colectiva del sistema del mercado, crear confianza entre ellos/as, y generar oportunidades para acciones conjuntas con actores públicos-privados.”
A parceria CAid/CAMP é em relação ao Projeto Reciclagem, para formação e qualificação dos Galpões de alguns municípios da RMPA. “Nosso objetivo é estabelecer com os cooperativados estratégias que ampliem sua capacidade de gestão, visando ampliar suas possibilidades de inclusão no mercado”, desta a Coordenadora de Projetos Sociais do CAMP, Daniela Tolfo, que participou do Curso no Peru.
O Taller contou com a participação de representantes da Christian Aid (Global, UK), Christian Aid (Honduras), Christian Aid (Perú), Christian Aid (Brasil), Christian Aid (Haiti), Christian Aid (Bolívia), Christian Aid (Honduras), Procares (El Salvador), Centro de Desarrollo Humano (Honduras), CIPCA (Bolívia), Soluciones Prácticas (Bolívia), Fundación Nuevo Norte (Bolívia), Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil), CAMP (Brasil), ETC Andes (Peru), CEPROSI (Peru), Huñuq Mayu (Peru), CEDAP (Peru) y Soluciones Prácticas (Peru).
Foto: Daniela Tolfo/CAMP; Gabriel Bahia/Christian Aid Brasil; Milton Fornazieri/MST-RS