O CAMP, uma instituição que há 30 anos desenvolve ações para a transformação social, foi convidada para participar do Diz Aí Fronteiras, um projeto que visa ações de cooperação com foco no desenvolvimento e valorização da juventude em cidades fronteiriças. A iniciativa é do Canal Futura junto com o Banco de Desenvolvimento da América Latina.
A primeira atividade de formação sobre cidadania e técnicas audiovisuais foi realizada em Uruguaiana, de 8 a 10 de novembro. O CAMP foi representado pelo seu coordenador pedagógico, João Carlos Werlang. “Foi um momento importante para trabalhar temas da vida cotidiana com a juventude, na perspectiva da Educação Popular para a transformação social e a cidadania”.
Concluído o primeiro modulo de formação, o CAMP foi convidado a continuar participando do projeto. A partir de agora serão mais dois módulos: um na região de fronteira do Brasil com o Uruguai e outro na Argentina.
O projeto Diz Aí Fronteiras, conta ainda com a parceria da TV OVO, de Santa Maria e com o Instituto Câmara Clara, responsáveis pelas oficinas de vídeo e produção de um documentário relacionado ao processo.
A experiência do CAMP na realização de projetos audiovisuais foi um dos principais fatores que motivou o convite, entre eles, o projeto Lente Jovem, coordenado pela instituição em 2011.
O que é o projeto –
Serão selecionados 100 jovens (faixa etária de 15 a 18 anos), divididos proporcionalmente entre Sant´Ana do Livramento e Rivera, para uma formação em comunicação e cidadania, tendo como eixos norteadores a educação, o enfrentamento a pobreza e a desigualdade social.
Os jovens que serão selecionados deverão possuir algum vínculo com organizações da sociedade civil ou movimentos sociais que atuam em áreas de vulnerabilidade social. Todo o processo de formação será acompanhado por uma produtora audiovisual, resultando na 5ª temporada da série Diz Aí do Canal Futura.