O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, em parceria com outras instituições, convida a comunidade acadêmica e o público em geral para o evento “Centenário de Frantz Fanon: por uma luta anticolonial”, que ocorrerá no dia 24 de novembro, das 18h30 às 20h30, no Auditório de Arquitetura da UFRGS, campus centro, localizado na Av. Sarmento Leite, 320.
A programação contará com as apresentações artísticas de Nina Fola e Loua Paco, com a presença da Reitoria e Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE/UFRGS), e um diálogo com Mireille Fanon (Fundação Fanon, França), filha de Frantz Fanon, e com Deivison Faustino (USP), e mediação de Handerson Joseph (PPGAS-UFRGS).
A atividade integra uma chamada internacional lançada pela Fondation Frantz Fanon, sediada em Paris, que convida coletivos, movimentos e organizações antirracistas, anticoloniais e decoloniais a celebrar o centenário do nascimento de Fanon (1925–1961). A iniciativa busca reafirmar o compromisso com as lutas decoloniais e com o pensamento vivo do autor de Pele negra, máscaras brancas e Os condenados da Terra, convidando-nos a refletir sobre o papel da academia nas transformações sociais e nas resistências contemporâneas.



