Ciclo Porto Alegre Nosso Bem Comum: democracia e crise climática

 

Nos dias 02 e 03 de agosto, o CAMP promoverá o Ciclo de Debates “Porto Alegre: Nosso Bem Comum” com a intenção de criar espaço e oportunidade para a discussão e formulação de propostas voltadas à construção da capital que almejamos – saudável, inclusiva, democrática e sustentável-, sob a perspectiva do desenvolvimento socialmente justo e do combate à segregação espacial e social urbana. O contexto socioambiental que nos aflige e requer novos olhares sobre a organização da Cidade e sua relação com o meio ambiente e garantia de canais, efetivamente, participativos se amplia e aprofunda.

 

Além de incorporar as noções do bem viver, espera-se que o ciclo contribua para o resgate do debate político que tanto caracteriza Porto Alegre, elegendo como eixos temáticos para o Ciclo: o acesso à água, saneamento e energia; o direito ao transporte público e moradia; a gestão e uso dos espaços públicos; o incentivo à cultura; à viabilidade de uma segurança cidadã e a organização de uma defesa efetivamente civil ante aos eventos climáticos e suas consequências; a construção de uma estratégia para uma economia justa, solidária e popular. Estes eixos dialogam com lutas históricas, que negam a mercantilização dos itens básicos da vida e reafirma o direito a cidade.

Uma construção desta natureza, por fim, embora necessária, não é fácil e sequer teria sentido sem adesão dos movimentos, entidades e atores da transformação. Por isto, trazemos o convite para uma construção coletiva – envolvendo amplamente os setores que se dedicam ao futuro de Porto Alegre (movimentos populares, coletivos, entidades ambientais, economia solidária, associações culturais, sindicatos, e outras organizações interessadas).

 

Rodas de Conversa, dia 3 de agosto na FACED/UFRGS:

RC #1 – Porto Alegre e o acesso aos bens públicos comuns e essenciais à vida: acesso à água potável, saneamento e drenagem e à energia elétrica.

RC #2 – Uso do território porto-alegrense: espaços públicos e de lazer, direito à moradia e mobilidade urbana.

RC #3 – Cidade Segura – segurança urbana e a defesa, efetivamente, civil.

RC #4 – Desenvolvimento justo e solidário – por outra economia popular e humana.

RC #5 – Porto Alegre, cidade viva – Produção criativa e cultural.

 

No dia 16 de agosto será realizada uma Plenária final, das 18h às 19h30, no Plenarinho Assembleia Legislativa, onde será lida e validada a Carta – Porto Alegre: Nosso Bem Comum, fruto dos debates realizados durante os dois dias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =