Fruto de Projeto desenvolvido pelo CAMP em parceria com o Ministério da Justiça através de edital do Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia entre 2012 e 2013, o livro Não calo Grito: Memória Visual da Ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul está disponível on line. Os autores da obra são Carla Simone Rodeghero, Dante Guimaraens Guazzelli, Gabriel Dienstmann.
A obra traz mais de 300 imagens (principalmente fotos e charges) sobre a ditadura no Rio Grande do Sul e visa contribuir para a sistematização do conhecimento histórico e para o resgate da memória visual do período ditatorial aqui no estado. A ideia desta publicação surgiu a partir da constatação de que as imagens mais divulgadas sobre a ditadura se concentravam em fatos e personagens geralmente localizados no centro do país.
Fazem parte do livro trabalhos de Assis Hoffmann, Eduardo Tavares, Antônio Vargas, Luiz Eduardo Achutti, Ricardo Chaves, Daniel de Andrade Simões, Jaqueline Joner, Luiz Abreu, Eneida Serrano, Sampaulo, Bendati, Santiago, Edgar Vasques, Canini, Luiz Fernando Verissimo, Wilson Cavalcanti, Juska, Eugênio Neves, Bier, entre outros.
Comício das Diretas Já em Porto Alegre, em abril de 1984 | Foto: Luiz Abreu
Show de Nei Lisboa na década de 1980 | Foto: Daniel de Andrade Simões
A vaca e as Diretas | Foto: Luiz Eduardo Achutti
Charge de Santiago sobre a relação das grandes empresas multinacionais com a ditadura | Ilustração: Santiago