Publicações Temáticas

Cartilha ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA: RESISTÊNCIA, FORMAÇÃO E BEM VIVER, segunda edição, foi elaborada pelo CAMP em parceria com o Coletivo Diálogos de Resistência. Nós do CAMP, do Coletivo Diálogos de Resistência e da UAMA, temos a certeza que, como nós, cada um e cada uma de vocês irá aprender muito com as
informações aqui organizadas. Para nós, fica mais uma vez a certeza da importância da metodologia e da ética da Educação Popular, única forma efetiva de se construir processos de aprendizados coletivos com pessoas em grave situação de vulnerabilidade  social.

 

SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO de educação para a cidadania e protagonismo socioambiental infanto-juvenil do Res. Amazonas, em Pelotas, RS.

O Projeto de educação para a cidadania e protagonismo socioambiental infanto-juvenil. Este projeto foi proposto pelo CAMP para a Fundação Banco do Brasil, com caráter de continuidade do processo de mobilização e autorresenceamento comunitário, desenvolvido ao longo de 2019, no residencial do Programa Minha Casa Minha Vida chamado Amazonas, em Pelotas, RS. Aprovado pela Fundação BB, sob o convênio de número 20.258, assinado em 28.12.2020, com implementação ao longo de 24 meses, de janeiro de 2021 a dezembro de 2022. No texto, apresentaremos o histórico da proposta, elaborada a partir de um processo de diagnóstico de problemas e potencialidades da comunidade do Residencial Amazonas. Em seguida, apresentaremos em linhas gerais a estrutura da proposta e, com mais detalhes, a experiência metodológica da execução, as adaptações impostas pela pandemia e, com imagens e peças de comunicação produzidas, apresentamos como foi sendo realizado o percurso educativo.

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UBUNTU: A Economia Solidária dos Povos – Cartilha da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária

A cartilha, UBUNTU: A Economia Solidária dos Povos é resultado da sistematização do processo pedagógico do projeto Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária e tem por objetivo registrar a caminhada de quase quatros anos desenvolvida através das ações do projeto, o qual situa-se num contexto mais amplo, elaborado pelos Povos Tradicionais, em especial os de Matriz Africana na sua relação com a política nacional de Economia Solidária. O projeto teve o financiamento do Ministério da Cidadania/Secretaria de Inclusão Produtiva/Departamento de Economia Solidária.

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Cartilha Formativa ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA: RESISTÊNCIA, FORMAÇÃO E BEM VIVER

A Cartilha faz parte do projeto do Projeto Diálogos de Formação em Economia Solidária: geração de renda em Viamão/RS. O CAMP – Escola de Cidadania , realiza este projeto através de uma emeda parlamentar do Deputado Henrique Fontana – PT, via Ministério da Cidadania, através do Departamento de Economia Solidária. O projeto foi construído e foi desenvolvido em parceria com o coletivo Instituto Diálogos de Resistência de Viamão . Seu objetivo foi incidir na geração de trabalho e renda junto a comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica de Viamão/RS. O público beneficiário são mulheres e jovens que busquem a melhoria da sua condição econômica e social, em cursos de corte costura, hortas urbanas, reciclagem e audiovisual. Após a capacitação em economia popular solidária e o aprendizado prático de cada curso, os participantes terão condições de desenvolverem suas atividades de forma autônoma e sustentável.

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Cartilha: ECONOMIA SOLIDÁRIA – CAMINHO PARA O CUIDADO DA VIDA E DO PLANETA: Formação de Lideranças para Geração de Trabalho e Renda – Projeto Promovendo Cidadania: Educação para geração de trabalho e renda autogestionária, desenvolvido a partir de uma Emenda Parlamentar encaminhada pela deputada Federal Maria do Rosário para o Movimento de trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos – MTD e executada pelo Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP. Juntos, CAMP e MTD desenvolveram o Projeto em diversos territórios da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Mais informações sobre o Projeto, clique aqui.

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Cartilha: Economia Solidária – Memória, Legislação e Finanças
“É com satisfação que apresentamos esta publicação ao público em geral e em especial às pessoas que apostam numa nova economia possível baseada na solidariedade. Através dela, apresentamos informações sobre as raízes e a história recente da economia solidária no Brasil, dando ênfase às reflexões sobre finanças solidárias. O caderno foi organizado pela equipe do projeto Fundos Solidários da Região Sul, que está inserido na estratégia, da SENAES – Sub-Secretaria Nacional de Economia Solidária / Ministério do Trabalho, de fortalecimento das finanças solidárias. Os fundos solidários são uma ferramenta de autogestão que organiza a captação e o uso coletivo dos recursos, tanto financeiros quanto materiais. Há inúmeras experiências pelo Brasil, principalmente na região Nordeste. Este Caderno vem mostrar que há práticas solidárias que estão mudando o mundo.”

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Mapeamento da População em Situação de Rua na região metropolitana de Porto Alegre

“Foi com este intuito que o Projeto EcoSol PopRua começou sua trajetória reunindo e ouvindo a população em situação de rua de Porto Alegre e algumas cidades da Região Metropolitana, a partir deste universo, repensar e resignificar o sentido do viver e se ver na rua. Como todas as pessoas devem imaginar, são muitas e ricas histórias, emocionantes e com marcas de luta e sofrimento. Este Mapeamento, infelizmente, não tem a capacidade de traduzir todos os aprendizados, trocas, construções coletivas e afirmações de identidades. Tem como principal objetivo, publicizar dados e informações resultantes da pesquisa participativa construída a várias mãos. Nosso principal aprendizado é que viver na rua é um direito. Viver da rua uma possibilidade. E, quanto mais o estado brasileiro reconhecer este direito e proporcionar políticas públicas universais, sem preconceitos, para as pessoas da rua, mais esta realidade poderá ser vista como um direito. Aos nossos parceiros do MNPR agradecemos a possibilidade e oportunidade de trocas e aprendizados coletivos.”

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A Política Pública de Educação em Economia Solidária através do CFES – Sul,  esta sistematização conta a trajetória da Economia Solidária, enquanto política pública, na região sul do Brasil através da experiência do projeto CFES – Sul (Centro de formação e assessoria técnica em economia solidária na região sul).

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Cartilha Educação Popular e Economia Solidária, é fruto do Projeto CFES – Sul (Centro de formação e assessoria técnica em economia solidária na região sul), desenvolvido com o apoio da SENAES/MTE. O material também contou com o apoio do Conselho Britânico, que financiou a implementação da Plataforma Fazer Solidário, de educação em economia solidária.

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Cartilha Economia Solidária: alguns conceitos básicos, é fruto do Projeto CFES – Sul (Centro de formação e assessoria técnica em economia solidária na região sul), desenvolvido com o apoio da SENAES/MTE. O material também contou com o apoio do Conselho Britânico, que financiou a implementação da Plataforma Fazer Solidário, de educação em economia solidária.

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Cartilha Eco Sol e Pop Rua: Formação em Economia Solidária com Pessoas em Situação de Rua: realizada a partir do Projeto Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e da autonomia da População em Situação de Rua na RMPA (siconv 811902/2014), a Cartilha aborda as conquistas e direitos desta população; a relação de trabalho no mundo capitalista e na economia solidária e ainda como formar coletivos de economia solidária.

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car fundos

Fundos Solidários: passo a passo para a constituição de Fundos Comunitários

“Um dos nós das organizações populares é a falta de recursos financeiros para a realização das lutas. Os fundos solidários são uma ferramenta de auto gestão que organiza a captação e o uso coletivo dos recursos, tanto financeiros quanto materiais. Há inúmeras experiências pelo Brasil, principalmente na região Nordeste. Na região Sul, a expansão dos fundos solidários, especialmente os rotativos e comunitários ampliou-se nos últimos anos. Na medida em que buscamos e lutamos por uma sociedade mais justa e fraterna, cabe a nós agirmos, de fato, dessa forma. As práticas e experiências de Economia Solidária tem demonstrado que há muita vontade e que há sim, um fazer diferente do que é nos imposto pelo modo capitalista, individualista e consumista de convivermos. É isso que esta Cartilha, que nos dá um Passo a Passo de como constituir um fundo solidário, busca fazer: mostrar que há práticas solidárias que estão mudando o mundo.”

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“Olhares sobre a Experiência da RECID – 2011/2014” conta uma história de quatro anos. Uma história de educadoras e educadores populares andando por todo Brasil, articulando políticas públicas com participação social, reunindo as brasileiras e brasileiros mais pobres e os trabalhadores em ações e práticas de cidadania, construindo e defendendo os direitos humanos e a cidadania. Esta publicação faz parte do projeto E-DHESCA EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: Conectando Redes e Saberes foi executado em parceria com a SDH (Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República) e com a SGPR (Secretaria Geral da Presidência da República) em todo o Brasil.

Acesse a Publicação, clicando em cada uma das partes:

Sistematização Final parte 01

Sistematização Final parte 02

Sistematização Final parte 03

Sistematização Final parte 04

Sistematização Final parte 05

Sistematização Final parte 06

Sistematização Final parte 07

Sistematização Final parte 08

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grito

Não Calo, Grito: Memória Visual da Ditadura Civil-Militar no RS

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direitos

Relatório Final da Pesquisa Nacional das Percepções em Direitos Humanos no Brasil, 2014.

Apresentação Síntese da Pesquisa Nacional das Percepções em Direitos Humanos no Brasil, 2014.

Este material é resultado de uma pesquisa nacional sobre percepções em direitos humanos em todo o território nacional. Esta pesquisa é parte integrante do Projeto E- DHESCA – educação, cidadania e direito humanos: conectando redes e saberes, fruto de um convênio realizado entre CAMP, SDH – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria Geral da Presidência da República entre dezembro de 2012 e janeiro de 2015. A Pesquisa foi realizada pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião com sede em Porto Alegre e Pelotas/RS.

A pesquisa foi realizada em 150 (cento e cinquenta) cidades do país, nas 27 Unidades da Federação entre os dias 13 de agosto e 25 de setembro de 2014, junto a uma amostra probabilística aleatória em setores censitários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este estudo teve como objetivo geral compreender as percepções da população Brasileira sobre o tema dos direitos humanos.

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Relatório Final de Convênio – Mapeamento dos Fundos Solidários da Região Sul

Esta publicação de 2015 traz o relatório final de convênio com o mapeamento dos Fundos Solidários na região Sul do Brasil e a sua articulação em rede estadual , regional e nacional.

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Cartilha dos Fundos Solidários da Região Sul: histórico, organização e gestão

Esta publicação de 2015 traz o projeto de sistematização das metodologias e capacitação para a gestão de Fundos Solidários na região Sul do Brasil e a sua articulação em rede estadual , regional e nacional.

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Sistematização da experiência do fundo de solidariedade da arquidiocese de Passo Fundo/RS

Esta publicação de 2015 traz o projeto de sistematização das metodologias e capacitação para a gestão de Fundos Solidários na região Sul do Brasil e a sua articulação em rede estadual , regional e nacional.

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Caderno Educação Popular e Direitos Humanos – Caderno DH e EP 778677 Edhesca

Publicação de 2013, traz textos sobre diversos temas e questões relacionadas às lutas de movimentos e organizações pela promoção e defesa dos Direitos Humanos. Foi elaborada através do Projeto E-Dhesca – educação cidadania e direitos humanos: conectando redes e saberes (778677/2012 – CAMP/SDH/PR).

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cartas

Recid 10 anos: sementes plantadas e frutos da Educação Popular – Cartas Memória

Clique aqui para acessar a publicação.

“Nesta publicação, as Cartas Pedagógicas ganham o sentido de memória e buscam recuperar o processo vivido pela Recid, desde o olhar e a percepção que dele tem educadores e militantes sociais a partir de diferentes espaços e relações com esta experiência. Com as Cartas Memória o leitor reviverá o processo vivido pela Recid, conduzido pelo olhar e pela experiência de educadores que integraram a equipe do Talher Nacional, grupo formado para desencadear a mobilização social do Fome Zero, em sua primeira fase, por representantes das entidades e organizações que assumiram, nacionalmente e nos estados, a parceria na gestão do processo; de educadores que integraram e integram a Comissão Nacional, equipe composta por representantes das cinco macrorregiões do Brasil.” Trecho da Introdução da publicação.

Publicação feita através do Projeto E-DHESCA EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Conectando Redes e Saberes Convênio: 778677/2012 SDH/PR – CAMP.

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Caderno Vento Sul, nº 4 – Reciclagem em Debate: projetos e parcerias do CAMP da área da reciclagemCaderno-vento-sul-4-Reciclagem

A Revista traz entrevistas com os representantes das empresas – Fundação Vonpar, Gerdau e Braskem -, apresenta as experiências exitosas de algumas Cooperativas e artigos que debatem o tema da reciclagem. A Revista foi organizada pelo CAMP em parceria com a Christian Aid.

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Cartilha dos Fundos Solidários: construção sobre histórico, constituição e gestãoCartilha Fundos Solidarios Reg Sul

Cartilha produzida em 2012 através do Projeto Fundos Solidários na Região Sul, apoiado pele Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de EcoSol. A Cartilha traz reflexões sobre o conceito e papel da Economia Solidária e experiências dos três estados do Sul do país na construção e gestão de Fundos.

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CADERNO de Formação 1 – Território de Desenvolvimento Local caderno_Territorio_e_Desenvolvimento_Local

Essa publicação de 2009 fez parte da primeira etapa da formação de agentes de desenvolvimento. Conteúdos sobre características,dimensões e atores do desenvolvimento local.A reflexão da educação popular como metodologia de construção coletiva.Uma reflexão sobre diagnóstico, a partir da construção de um olhar coletivo do território,e a necessidade de levantamento e análise das informações da comunidade.