Diário de bordo
Caravana CAMP e RECID Ceará: sistematizando experiências, construindo possibilidades
Gilson Lucena, educador da RECID Ceará
“O que caracteriza um projeto popular é o compromisso de um povo com suas diferenças e diversidades culturais, sejam elas religiosas, pluriétnicas e/ou relacionais, que visam construir e fortalecer as novas relações humanas, compreendendo-as como necessárias para o processo de libertação, de vivência, de existência.
No Ceará, o fortalecimento das lutas e dos movimentos sociais populares se dá, entre outros caminhos, pela revitalização, resgate e valorização da cultura e da história do seu povo, como elementos que constroem a unidade na diversidade. Nessa perspectiva, para além de conhecer a realidade dos povos locais e suas manifestações de vida e de luta, é essencial reconhecê-las e construir, em diálogo com o mundo, o sentimento de pertença, de identificação enquanto povo.
Por esse caminho e pensar, nos urgiu diluir-se no cotidiano das experiências de vida do povo cearense, que é o chão do fazer político e metodológico da Rede de Educação Cidadã (RECID). Então, motivados/movidos pelo objetivo de embrenhar-se em tais experiências a fim de sabê-las, sistematizá-las e anunciá-las como perspectiva de construção de um mundo mais humano, justo e solidário, nos pomos a caminhar pelos saberes e sabores desse povo.”
Acesse a Sistematização completa: Diário de bordo Caravana CE
Esta atividade fez parte do Projeto E-Dhesca – educação, cidadania e direitos humanos: conectando redes e saberes, parceria entre o CAMP, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria Geral da Presidência da República, cujo objetivo central é fortalecer a Rede de Educação Cidadã e as ações em torno da ampliação dos direitos humanos com base na educação popular.
Assista ao vídeo aqui.
Algumas imagens feita pelos educadores Edinaldo Felipe e Gilson Lucena.
Na última edição do Vento Sul, você encontra um resumo da Sistematização: VENTO SUL 17 ago 2014