Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária: sou porque nós somos
O Objetivo geral do projeto é “Organizar e constituir a Rede Ubuntu de Cooperação Solidária no RS, garantindo a inserção dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Quilombolas, Indígenas, Pescadores, Camponeses no contexto e práticas da Economia Solidária, como forma da superação de desigualdades históricas, através da realização de processos formativos fundamentados na educação popular e de articulação com outros atores da economia solidária, visando o fortalecimento das cadeias produtivas, a geração de trabalho e renda, a constituição de arranjos econômicos territoriais de produção, comercialização e consumo solidário”.
Somos luta antirracista! Somos acolhimento e diversidade! Somos uma tradição que alimenta, não violenta! Somos ancestralidade! Somos sagradas mulheres águas! Somos Feministas, Antirracistas e Anticapitalistas!
No nosso caminho até aqui, realizamos oficinas de diagnóstico, 4 feiras presenciais: duas em Santa Maria, durante a FEICOOP com o Complexo dos Povos Tradicionais, uma em Rio Grande e a ultima em janeiro deste ano durante o Fórum Social das Resistências em Porto Alegre. Também realizamos várias assessorias junto aos Empreendimentos que compõem a Rede.
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
As atividades de Capacitação da Rede Ubuntu reiniciaram em formato virtual com o Módulo 1: Ubuntu, sou porque nós somos, tratando da identidade, ancestralidade dos Povos Tradicionais e introduzindo o tem das Redes e Cadeias em Economia Solidária.
O Módulo 2: Estratégias de Comercialização e Consumo Virtual e em Rede iniciará em 8 de setembro e tem inscrições abertas para Empreendimentos da Economia Solidária para que possamos ampliar a qualificação e geração de renda e trabalho. O Módulo será desenvolvido pela Patuá Comunicação Solidária e as vídeo aulas são gravadas e editadas pelo Quilombo do Sopapo.
Inscrições: https://forms.gle/HyxNrYZwECmfKr417
Módulo 3: Auto Gestão e SINDESU
COMERCIALIZAÇÃO VIRTUAL
Com a Pandemia do Covid19, iniciamos a comercialização on line, via redes sociais. Dessa forma, organizamos um grupo no facebook, uma página no Instagram e um canal no Youtube. Também realizamos Feiras Virtuais pelo facebook, uma nova forma de comercialização em tempos de pandemia, que tem gerado renda e trabalho. O projeto viabiliza a entrega gratuita e segura dos produtos, os quais são comercializados diretamente com os EES. Também realizamos em julho a Campanha Mulheres Negras que quebram as barreiras do preconceito.
Com o avanço da pandemia, em março iniciamos a CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS DA REDE UBUNTU e em abril a Campanha segue na 9ª Feira Virtual da Rede Ubuntu: Campanha Solidária de Arrecadação de Alimentos – na coleta ou na entrega, deixe sua doação com o MotoBoy da Tá na Mão Express, que é parceira da Campanha.
A CAMPANHA encerrou dia 10/12/21no facebook da rede Ubuntu.
Card da Primeira Feira Virtual, junho de 2020.
Grupo no face: acesse aqui.
Instragram: acesse aqui
Canal no Youtube: acesse aqui
Empreendimentos que fazem parte da Rede Ubuntu (atualizado em 01/7/2021)
Artesanatos Guarani – Aldeia Canta Galo, Reserva Indígena de Viamão/RS, presente na Rede Ubuntu de Cooperação Solidária.
Coletivo de Mulheres Guaranis da Aldeia Anhetenguá – Lomba do Pinheiro – Porto Alegre.
Artesanato:
Confecção:
Brechós:
Alimentação e Produtos Orgânicos:
Serviços:
Para fazer parte da Rede Ubuntu, entre em contato pelo e-mail: camp1983.ong@gmail.com e conte um pouco da sua história, que produtos ou serviços oferece e venha construir a Rede Ubuntu de Cooperação Solidária conosco.