Moradia Urbana 2019

Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social (MUTS) 2019, está sendo desenvolvido pelo CAMP em parceria com a Fundação Banco do Brasil e com assessoria da ONG Interação no município de Pelotas/RS no Residencial Amazonas, que conta com 280 famílias.

O objetivo deste Projeto é fomentar a organização dos moradores destes empreendimentos habitacionais e a articulação destes moradores com parceiros locais (em especial prefeituras municipais e agências locais do Banco do Brasil), por meio da reaplicação de Tecnologias Sociais, como forma de impulsionar a promoção do desenvolvimento social nestes empreendimentos habitacionais.

TECNOLOGIAS SOCIAIS (TS)
São metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, que representam potenciais de transformação social.
Para este Projeto, em sua primeira fase, a FBB identificou uma Tecnologia Social certificada passível de ser reaplicada em empreendimentos habitacionais e a adaptou de forma a ser implementada no Projeto:
“Transformando Realidades por meio da Mobilização e Organização Comunitária”, desenvolvida pela Rede Internacional de Ação Comunitária – INTERAÇÃO (www.redeinteracao.org.br), que consiste no fomento à mobilização e à organização comunitária.

GRUPO DE ACOMPANHAMENTO LOCAL (GAL)
As ações desenvolvidas pelo MUTS nos empreendimentos, com prazo total aproximado de 9 meses, serão acompanhadas por um Grupo de Acompanhamento Local – GAL constituído por representantes do Banco do Brasil, moradores dos empreendimentos, poder público local e Instituições Locais contratadas para a realização do Projeto. As reuniões deste Grupo serão realizadas preferencialmente nos empreendimentos, ou em seus arredores, facilitando dessa forma a participação dos representantes dos moradores.
É esperado que o Grupo de Acompanhamento Local, dentre outras iniciativas, tenha as seguintes atribuições:
– Contribuir para o bom funcionamento da tecnologia social implantada no empreendimento;
– Acompanhar periodicamente a execução do trabalho da Instituição Local;
– Apoiar o encaminhamento de questões específicas da comunidade surgidas e definidas pelos moradores no decorrer do processo.

Realização: