Roda de Diálogo: “Quem está na Rua é trabalhador! Estratégias de inserção produtiva da população em situação de rua

Convidamos a todas as pessoas interessadas na temática da inclusão produtiva para a população em situação de rua para a Roda de Diálogo: “Quem está na Rua é trabalhador! Estratégias de inserção produtiva da população em situação de rua”. Será um momento para conhecermos iniciativas que atuam nesta área, refletirmos juntos e nos articularmos visando potencializar essas iniciativas.

Data: 24/11/21 – quarta, 10h e 14h no formato virtual

Link Inscrição: https://forms.gle/sMLcw2eS1rQrAh778

Os últimos censos realizados com a população em situação rua, tanto nacionais como municipais, mostraram que apesar de estar na rua, a maior parte das pessoas continuavam realizando algum tipo trabalho para obter renda, sendo a coleta de materiais recicláveis a principal alternativa encontrada. A partir dessa realidade de trabalho com reciclagem surgiram, inclusive em outros Estados brasileiros, algumas experiências de inclusão produtiva da população em situação de rua, que resultaram na formação de cooperativas de reciclagem de materiais de resíduos sólidos, possibilitando a manutenção do trabalho e renda. Além desta área, essa população também desenvolvem outros trabalhos informais como guardador de carros e vendedores ambulantes.

O atual cenário de crise econômica e aumento do desemprego, impõe o desafio de refletir sobre essas experiências, mas também buscar identificar e reunir outras iniciativas existentes para partilhar metodologias de trabalho, aprofundar a discussão sobre as possibilidades, avanços e desafios enfrentados na concretização de estratégias que promovem a inserção produtiva da população em situação de rua.

Para isso, convidamos grupos que estejam desenvolvendo alguma experiência/iniciativa produtiva com a população em situação de rua e pessoas interessadas na temática para participar da Roda de Diálogo “Quem está na Rua é trabalhador! Estratégias de inserção produtiva da população em situação de rua”.

Ocorrerão dois momentos no evento. Um primeiro aberto no período da manhã com uma apresentação das iniciativas inscritas seguido de um momento de reflexão coletiva. O segundo momento no período da tarde será direcionado somente para quem desenvolve um trabalho na temática visando potencializar as articulações e construir estratégias de atuação coletiva.

O evento será virtual com link de participação enviados ao inscritos pelo link abaixo:
https://forms.gle/sMLcw2eS1rQrAh778

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =