Curso Virtual de Capacitação em Economia Solidária

A realização do Curso Virtual de Capacitação em Economia Solidária faz parte do Projeto Promovendo Cidadania: educação para geração de trabalho e renda, desenvolvido pelo CAMP em parceria com o Ministério da Cidadania, Departamento de Economia Solidária e com o Movimento dos Trabalhadores por Direitos/RS, MTD.

Objetivo Geral do Curso: Capacitar e qualificar lideranças e participantes de grupos de geração de trabalho e renda (majoritariamente mulheres e jovens) para a qualificação da produção e da gestão de coletivos e para a articulação com os princípios e redes de Economia Solidária.

Público: pessoas que estão envolvidas em processos coletivos de geração de trabalho e renda nos territórios atendidos pelo projeto e representantes de coletivos de outros territórios do RS.
Participantes dos Empreendimentos/Grupos/Coletivos contemplados neste projeto;
Representantes de organizações e instituições parceiras do projeto.
Representatividade da diversidade étnica e de gênero constituinte de cada coletivo.

Estrutura do Curso:
Serão 03 módulos, cada um terá três encontros virtuais no mês.
Módulo 1: Trabalho coletivo e autogestão: Economia Solidária, princípios e formas de organização coletiva e associada: 16 h/a.
Módulo 2: Organização e formação de Grupos de Trabalho Coletivo: sensibilização, mobilização, (re)conhecimento da realidade e gestão de grupos – 16 h/a.
Módulo 3: Estratégias de comercialização coletiva, justa e solidária: a comercialização coletiva local e regional e em tempos de pandemia– 16 h/a.

Metodologia:
Metodologia se apoia na educação popular como fio condutor do processo formativo em que se pretende, a partir dos saberes compartilhados, aprender e ensinar de maneira concomitante e com todas as diferentes formas de compreensão e significação dos conteúdos e da realidade de cada grupo. A efetiva troca de experiências entre os participantes (associadas e associados dos coletivos, representantes de coletivos de outros municípios convidados, equipe, facilitadoras, ) é um elemento fundamental da maneira pela qual o curso é executado, em que todas são sujeitas sociais construtoras do aprendizado.
À luz da metodologia participativa aplicada a este projeto, a abordagem dos conteúdos concernentes a cada tema estruturante será mediada pelo uso de dinâmicas voltadas a estimular o envolvimento das e dos participantes em cada atividade, trazendo, sempre que possível, suas vivências, dificuldades e aprendizados concretos para refletir coletivamente. Além disso, os encontros poderão contar com a participação de outros empreendimentos compartilhando suas experiências.
Os encontros serão realizados em formato remoto, via plataforma online de videoconferência, com a participação de facilitadoras/es externas/os, utilização de materiais de apoio.

 

Um comentário sobre “Curso Virtual de Capacitação em Economia Solidária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =