Convite à Conversa e Lançamento do Livro Arte que inventa Afetos

ARTE-QUE-INVENTA-CONVITE

O Livro é um desdobramento da Pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza.

Resumo do livro:
Arte que Inventa Afetos é uma escrita-livro que propõe dar atenção aos processos inventivos e ao que pode a arte como resistência. Resistir, neste caso, é entendido como ato de criar mais perguntas que respostas, provocar encontros no entre das linhas que insistem em separar a cidade e a universidade, mobilizando afetos potentes, inventando outros mundos e afirmando a estética, a ética e a política da diferença. A escrita-livro reúne pesquisadores nas áreas de artes – em especial cinema e audiovisual, dança, artes visuais e teatro –, filosofia, comunicação, psicologia social, antropologia, urbanismo, educação, letras, história, sociologia, mídias digitais, relações internacionais e de políticas públicas. Estabelece-se, portanto, um encontro entre diferentes processos de criação e produção de conhecimento. É um encontro entre pesquisadores, artistas e não artistas, que vivem em diferentes cidades do Brasil, atuando em Universidades, ONG’s, Associação de Moradores e Coletivos Autônomos. Aqui se encontra um exercício de escrita que deseja atravessar fronteiras – geográficas e institucionais – e, em especial, apontar caminhos transdisciplinares.

16hs – Roda de Conversa com autores do livro Arte que inventa Afetos

18h – Lançamento do Livro Arte que inventa Afetos

Segundo Deisemer Gorczevski, organizadora do livro: “A apresentação desta escrita-livro tem como título Um convite aos afetos pensando em todos os que resistem e insistem em viver e conviver produzindo alegria e crescimento nos pequenos e delicados gestos cotidianos. Nesse sentido, queremos enfatizar as contribuições de todos os jovens que participaram da pesquisa no Titanzinho, em Fortaleza, e no Arquipélago, em Porto Alegre.” O Livro está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará.

Um dos artigos do livro é LENTE JOVEM E O PONTO DE VISTA DOS ILHÉUS EM PORTO ALEGRE, escrito por Deisimer Gorczevski, Jéssica Barbosa dos Santos e Daniela Oliveira Tolfo, que trata da experiência desenvolvida pelo CAMP com jovens do bairro Arquipélago em Porto Alegre dentro do Projeto lente Jovem, executado com financiamento da Petrobrás entre 2010 e 2011. O projeto capacitou em torno de 60 jovens sobre as técnicas de captação de imagens, edição, roteiro, história das artes visuais, a partir das abordagens da Educação Popular. Os vídeos produzidos retrataram as vivências dos jovens em suas comunidades e das questões próprias da juventude. As oficinas, além disso, tinham como temas transversais direitos humanos, cidadania, gênero, violência entre outros.

O Livro pode ser acessado na íntegra aqui.

Mais sobre a Pesquisa, aqui.

No face: https://www.facebook.com/events/104136386806116/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 3 =