Vídeo: Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social

O CAMP desenvolve desde outubro de 2015 o Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e com assessoria da ONG Interação.
O objetivo do Projeto é a reaplicação de tecnologias sociais, complementarmente ao Trabalho Social já previsto pelo Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, como instrumento de promoção do desenvolvimento social, nos empreendimentos habitacionais do PNHU (Programa Nacional de Habitação Urbana) promovidos pelo Banco do Brasil.

Ao todo são 124 empreendimentos em 84 municípios, distribuídos em 22 estados, num total de 83.284 Unidades Habitacionais (U.H), atingindo cerca de 330.000 pessoas. O CAMP realiza o projeto em dois municípios do Paraná, Rolândia e Paranavaí. Em Rolândia são 47 famílias que participam e em Paranavaí 445.

O Projeto visa capacitar moradores dos empreendimentos em mobilização social, utilizando tecnologias sociais de metodologia organizativa; articular e reaplicar uma segunda Tecnologia Social, definida dentro de um portfólio, escolhida pela comunidade; capacitar as pessoas de referência das famílias em educação financeira; criar Grupo de Acompanhamento das ações com os representantes do empreendimento, da Instituição Local contratada, do município e do Banco do Brasil.

As comunidades conhecem e escolhem uma Tecnologia Social, que será aplicada pela própria organização que a criou. Antes deste processo, as comunidades realizam o Autorrecenseamento, para identificarem suas potencialidades, características e demandas coletivas.

As Tecnologias Sociais são:
INSTITUTO REDE CRIAR – Tecnologia Social “Jóias Sustentáveis”;
ASSOCIAÇÃO VAGA LUME – Tecnologia Social “Bibliotecas Comunitárias”;
INSTITUTO PÓLIS – Tecnologia Social “Hortas Urbanas”;
CEPAGRO – Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – Tecnologia Social “Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana – Revolução dos Baldinhos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*