Haverá transporte gratuito até o evento, com saída às 13h30 do centro de Porto Alegre
De acordo com a organização, a iniciativa “reforça a importância da valorização da cultura indígena e dos direitos originários garantidos pela Constituição”
| Crédito: Reprodução/Redes sociais/CAMP
Por Clara Aguiar Fonte: BdF RS
A Lomba do Pinheiro recebe, neste sábado (22), a partir das 14h30, a Feira de Artesanato Indígena das aldeias Kaingang Fag Nhin e Oré Kupri. O evento celebra a produção artesanal das mulheres dos territórios e marca o encerramento de um ciclo de oficinas formativas promovidas ao longo do ano pelo Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp).

Durante 2025, as artesãs participaram de atividades voltadas à Economia Popular Solidária, Direitos Humanos e qualificação da produção, além de receberem insumos e equipamentos para ampliar o trabalho manual e fortalecer a geração de renda nas aldeias. As formações integram o projeto desenvolvido com as mulheres Kaingang Fag Nhin e Oré Kupri, viabilizado por emenda parlamentar do vereador de Porto Alegre Adeli Sell junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre.
De acordo com a organização, a iniciativa “reforça a importância da valorização da cultura indígena e dos direitos originários garantidos pela Constituição, que incluem a demarcação e proteção dos territórios, o respeito à organização social, às línguas e tradições, além do acesso à saúde e à educação específica e bilíngue. A feira, além de abrir espaço para a comercialização das peças, busca fortalecer a autonomia das mulheres e reafirmar a presença e a identidade Kaingang na capital gaúcha”.
Haverá transporte coletivo gratuito, com vagas limitadas. A saída está marcada para as 13h30, na esquina da avenida Borges de Medeiros com o Largo Glênio Peres, no ponto identificado pela placa da Linha Turismo, no centro da Capital. O retorno ocorrerá às 17h, para o mesmo local de embarque. Inscrições para transporte pode ser realizada por meio deste link.

