Publicações Temáticas

A Política Pública de Educação em Economia Solidária através do CFES – Sul,  esta sistematização conta a trajetória da Economia Solidária, enquanto política pública, na região sul do Brasil através da experiência do projeto CFES – Sul (Centro de formação e assessoria técnica em economia solidária na região sul).

———————————————————————————————————————————————–

Cartilha Educação Popular e Economia Solidária, é fruto do Projeto CFES – Sul (Centro de formação e assessoria técnica em economia solidária na região sul), desenvolvido com o apoio da SENAES/MTE. O material também contou com o apoio do Conselho Britânico, que financiou a implementação da Plataforma Fazer Solidário, de educação em economia solidária.

———————————————————————————————————————————————–

Cartilha Economia Solidária: alguns conceitos básicos, é fruto do Projeto CFES – Sul (Centro de formação e assessoria técnica em economia solidária na região sul), desenvolvido com o apoio da SENAES/MTE. O material também contou com o apoio do Conselho Britânico, que financiou a implementação da Plataforma Fazer Solidário, de educação em economia solidária.

———————————————————————————————————————————————–

Cartilha Eco Sol e Pop Rua: Formação em Economia Solidária com Pessoas em Situação de Rua: realizada a partir do Projeto Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e da autonomia da População em Situação de Rua na RMPA (siconv 811902/2014), a Cartilha aborda as conquistas e direitos desta população; a relação de trabalho no mundo capitalista e na economia solidária e ainda como formar coletivos de economia solidária.

———————————————————————————————————————————————–

car fundos

Fundos Solidários: passo a passo para a constituição de Fundos Comunitários

“Um dos nós das organizações populares é a falta de recursos financeiros para a realização das lutas. Os fundos solidários são uma ferramenta de auto gestão que organiza a captação e o uso coletivo dos recursos, tanto financeiros quanto materiais. Há inúmeras experiências pelo Brasil, principalmente na região Nordeste. Na região Sul, a expansão dos fundos solidários, especialmente os rotativos e comunitários ampliou-se nos últimos anos. Na medida em que buscamos e lutamos por uma sociedade mais justa e fraterna, cabe a nós agirmos, de fato, dessa forma. As práticas e experiências de Economia Solidária tem demonstrado que há muita vontade e que há sim, um fazer diferente do que é nos imposto pelo modo capitalista, individualista e consumista de convivermos. É isso que esta Cartilha, que nos dá um Passo a Passo de como constituir um fundo solidário, busca fazer: mostrar que há práticas solidárias que estão mudando o mundo.”

————————————————————————————————————-

grito

Não Calo, Grito: Memória Visual da Ditadura Civil-Militar no RS

——————————————————————————————————————–

 

direitos

Relatório Final da Pesquisa Nacional das Percepções em Direitos Humanos no Brasil, 2014.

Apresentação Síntese da Pesquisa Nacional das Percepções em Direitos Humanos no Brasil, 2014.

Este material é resultado de uma pesquisa nacional sobre percepções em direitos humanos em todo o território nacional. Esta pesquisa é parte integrante do Projeto E- DHESCA – educação, cidadania e direito humanos: conectando redes e saberes, fruto de um convênio realizado entre CAMP, SDH – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria Geral da Presidência da República entre dezembro de 2012 e janeiro de 2015. A Pesquisa foi realizada pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião com sede em Porto Alegre e Pelotas/RS.

A pesquisa foi realizada em 150 (cento e cinquenta) cidades do país, nas 27 Unidades da Federação entre os dias 13 de agosto e 25 de setembro de 2014, junto a uma amostra probabilística aleatória em setores censitários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este estudo teve como objetivo geral compreender as percepções da população Brasileira sobre o tema dos direitos humanos.

——————————————————————————————————————–

mapeamento_relatorio1

Relatório Final de Convênio – Mapeamento dos Fundos Solidários da Região Sul

Esta publicação de 2015 traz o relatório final de convênio com o mapeamento dos Fundos Solidários na região Sul do Brasil e a sua articulação em rede estadual , regional e nacional.

——————————————————————————————————————–

capa_cartilha

Cartilha dos Fundos Solidários da Região Sul: histórico, organização e gestão

Esta publicação de 2015 traz o projeto de sistematização das metodologias e capacitação para a gestão de Fundos Solidários na região Sul do Brasil e a sua articulação em rede estadual , regional e nacional.

——————————————————————————————————————–

capa-500x320

Sistematização da experiência do fundo de solidariedade da arquidiocese de Passo Fundo/RS

Esta publicação de 2015 traz o projeto de sistematização das metodologias e capacitação para a gestão de Fundos Solidários na região Sul do Brasil e a sua articulação em rede estadual , regional e nacional.

——————————————————————————————————————–

capa dH

Caderno Educação Popular e Direitos Humanos – Caderno DH e EP 778677 Edhesca

Publicação de 2013, traz textos sobre diversos temas e questões relacionadas às lutas de movimentos e organizações pela promoção e defesa dos Direitos Humanos. Foi elaborada através do Projeto E-Dhesca – educação cidadania e direitos humanos: conectando redes e saberes (778677/2012 – CAMP/SDH/PR).

——————————————————————————————————————–

cartas

Recid 10 anos: sementes plantadas e frutos da Educação Popular – Cartas Memória

Clique aqui para acessar a publicação.

“Nesta publicação, as Cartas Pedagógicas ganham o sentido de memória e buscam recuperar o processo vivido pela Recid, desde o olhar e a percepção que dele tem educadores e militantes sociais a partir de diferentes espaços e relações com esta experiência. Com as Cartas Memória o leitor reviverá o processo vivido pela Recid, conduzido pelo olhar e pela experiência de educadores que integraram a equipe do Talher Nacional, grupo formado para desencadear a mobilização social do Fome Zero, em sua primeira fase, por representantes das entidades e organizações que assumiram, nacionalmente e nos estados, a parceria na gestão do processo; de educadores que integraram e integram a Comissão Nacional, equipe composta por representantes das cinco macrorregiões do Brasil.” Trecho da Introdução da publicação.

Publicação feita através do Projeto E-DHESCA EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Conectando Redes e Saberes Convênio: 778677/2012 SDH/PR – CAMP.

——————————————————————————————————————–

capa recicla

Caderno Vento Sul, nº 4 – Reciclagem em Debate: projetos e parcerias do CAMP da área da reciclagemCaderno-vento-sul-4-Reciclagem

A Revista traz entrevistas com os representantes das empresas – Fundação Vonpar, Gerdau e Braskem -, apresenta as experiências exitosas de algumas Cooperativas e artigos que debatem o tema da reciclagem. A Revista foi organizada pelo CAMP em parceria com a Christian Aid.

——————————————————————————————————————–

cart fundos 1

Cartilha dos Fundos Solidários: construção sobre histórico, constituição e gestãoCartilha Fundos Solidarios Reg Sul

Cartilha produzida em 2012 através do Projeto Fundos Solidários na Região Sul, apoiado pele Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de EcoSol. A Cartilha traz reflexões sobre o conceito e papel da Economia Solidária e experiências dos três estados do Sul do país na construção e gestão de Fundos.

——————————————————————————————————————–

 

caderno1

CADERNO de Formação 1 – Território de Desenvolvimento Local caderno_Territorio_e_Desenvolvimento_Local

Essa publicação de 2009 fez parte da primeira etapa da formação de agentes de desenvolvimento. Conteúdos sobre características,dimensões e atores do desenvolvimento local.A reflexão da educação popular como metodologia de construção coletiva.Uma reflexão sobre diagnóstico, a partir da construção de um olhar coletivo do território,e a necessidade de levantamento e análise das informações da comunidade.