Promovendo Cidadania

O projeto Promovendo Cidadania: educação para geração de trabalho e renda tem como Objetivo Geral “Fortalecer coletivos de mulheres e jovens de comunidades da periferia da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS através da capacitação para geração de trabalho e renda.”. A atuação será em territórios das periferias de em três cidades: Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul. Estimamos atingir ao menos 200 pessoas com as atividades, envolvendo de 6 a 10 coletivos de trabalho. Para tanto, serão realizadas atividades de formação, capacitação, assessoria técnica, criação de materiais de divulgação, aquisição de insumos, desenvolvimento de plataforma online para divulgação dos coletivos e seus produtos e serviços.

O projeto é uma parceria com o Movimento do Trabalhadores por Direitos/MTD do RS, que tem os Pontos Populares de Trabalho como uma das ferramentas de empoderamento econômico com geração de trabalho e renda para e com as comunidades.

Cartilha do projetoECONOMIA SOLIDÁRIA – CAMINHO PARA O CUIDADO DA VIDA E DO PLANETA: Formação de Lideranças para Geração de Trabalho e Renda

Outro resultado importante do projeto, na sua primeira edição é a Plataforma Ponto Popular de Trabalho. Na platafroma estão os Empreendimentos que fazem parte do projeto bem como iniciativas ligadas ao MTD.

Territórios Envolvidos:

Porto Alegre – Morro da Cruz
Porto Alegre – Ilha das Flores
Eldorado do Sul – Assentamento Belo Monte
Canoas – Guajuviras
Canoas – Mathias Velho
Canoas – Rio Branco
Gravataí
Caxias do Sul
Pelotas

Empreendimentos Econômicos Solidários atendidos
Eldorado do Sul – ABM Orgânicos e Coletivo Juventude (em formação)
Porto Alegre – Ilhéus Ecológico (produção de sabão ecológico)

O projeto teve início em fevereiro de 2021 e terá duração de 12 meses, financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Departamento de Economia Solidária.

Projeto Promovendo Cidadania: educação para geração de trabalho e renda autogestionária.
Termo de Fomento nº 901963/2020 e TF nº 915498/2021
MC/Departamento de Economia Solidária – CAMP