Educação para o Protagonismo Socioambiental Infanto-juvenil em Pelotas

O CAMP tem a alegria de voltar ao Residencial Amazonas de Pelotas para dar continuidade ao trabalho iniciado no ano de 2019, com o programa MUTS – Moradia Urbana com Tecnologia Social – da Fundação Banco do Brasil. O Projeto de Educação para o Protagonismo Socioambiental Infanto-juvenil do Residencial Amazonas surgiu da demanda da comunidade e foi elaborado pelo CAMP. A proposta metodológica foi aprovada e apoiada pela Fundação BB através de convênio.

Em 2021, apensar das dificuldades impostas pela pandemia, estamos desenvolvendo a primeira e mais importante ação do projeto: a formação de AGENTES LOCAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL com crianças e adolescentes do residencial. Após a capacitação dos Agentes Locais, e com o protagonismo destes, serão realizadas ações de sensibilização e orientação das famílias para o correto manejo de resíduos domésticos, em especial, o óleo residual de cozinha. Em seguida, será implementado um sistema local de coleta seletiva de resíduos e, com o óleo residual de cozinha, realizaremos capacitações para a confecção de velas artesanais e eco-sabão para a geração de trabalho e renda através da criação de grupo de Economia Solidária.

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Na quinta-feira, dia 19 de agosto, a equipe de educadoras do projeto – Márcia Falcão, Larissa de Brito e Bruna Rocha – visitaram os 23 Agentes Locais que estão em capacitação. A visita e conversa com as crianças e adolescentes e suas famílias aconteceu na porta de suas casas, respeitando protocolos de segurança contra a Covid-19.

Na ocasião também foi constituída uma nova turma de Agentes, com mais 22 crianças e adolescentes que de imediato começam sua capacitação.

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Driblando as limitações impostas pela pandemia, as e os Agentes Locais receberão capacitação para produção de audiovisuais de educação ambiental para realizarem suas ações de educação ambiental por redes sociais e outros meios remotos.
É uma grande honra e alegria para o CAMP atuar na formação cidadã e empoderamento de crianças e adolescentes como agentes promotores de novas atitudes, voltadas para a melhora da qualidade de vida, em suas famílias e em seus territórios.

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