Curso de formação e capacitação do Pop Rua e Eco Sol conecta vivências

DSCN7019

Nos dias 06, 07 e 08 de julho, o projeto Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e da autonomia da População em Situação de Rua na Região Metropolitana de Porto Alegre realizou o segundo módulo do curso de formação e capacitação dos agentes multiplicadores na Casa das Irmãs Salesianas.

DSCN6988DSCN6986

Este segundo módulo integra uma das ações do projeto, que é capacitar e sensibilizar 40 agentes sobre assuntos voltados à relação entre economia solidária e as questões voltadas à pessoas em situação de rua (PSR).

DSCN0687

No primeiro dia do curso, 06/07, a programação contou com a presença do sociólogo Binô Zwetsch, assessor técnico da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, falou sobre as políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Acompanhando-o, estava a terapeuta ocupacional, Elissandra Siqueira, que também contribuiu para o debate falando sobre como se organizam os comitês para executarem as políticas públicas.

DSCN0696

No segundo dia, 07/07, a abertura do curso foi feita pelo integrante do Conselho Diretivo do CAMP, Mauri Cruz, que falou sobre a economia solidária no contexto da população em situação de rua. Grupos foram divididos por ele para pensar sobre o entendimento da economia solidária e demais questões que envolvem a população em situação de rua.

DSCN0665100_3341

Na tarde do dia 07/07, Gilciane Neves, mais conhecida como Negra Gil, oriunda do Movimento das Mulheres Negras e integrante do movimento da economia solidária falou sobre a história e os princípios da economia solidária. Além dela, Sueli Angelita da Silva, representando o Fórum Gaúcho de Economia Solidária, também abordou algumas questões da economia solidária relacionadas à PSR.

100_3350100_3348

O terceiro e último dia do curso, 08/07, iniciou com depoimentos de colaboradores e da população em situação de rua falando das suas realidades locais onde atuam ou, como são chamados por eles, dos equipamentos públicos.

DSCN6957DSCN6984

Na atividade, estavam presentes o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, o Fórum Gaúcho de Economia Solidária, a equipe do projeto Eco Sol e Pop Rua e os equipamentos que atendem a PSR e a própria população em situação de rua.

DSCN6989DSCN6993

Adroaldo Mendonça Borges, Anísio Pereira da Costa, Josino Geysson de Souza e João Aristides Flores Neto são os cidadãos que se encontram em situação de rua e que contribuíram com seus depoimentos. Adilson Bier, Maria Aparecida da Costa Rodrigues, Ana Paula da Costa, Karine Rufino, Miguel Klein, Alberto Souza, todos integrantes dos equipamentos que atendem a população em situação de rua, também disponibilizaram suas falas para o CAMP.

DSCN7003DSCN7007

Na página do facebook do CAMP, você encontra todos esses vídeos, tandos dos participantes do curso, quanto dos palestrantes, que foram gravados durante o curso, bem como diversas fotos dos três dias do evento. Acesse www.facebook.com/pages/CAMP-Centro-de-Assessoria-Multiprofissional/235480413158185 e confira.

Por: Assessoria de Comunicação do CAMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 7 =