Participação social é um dos principais temas de Fórum na Tunísia

Em seu primeiro dia de Fórum Social Mundial, na Tunísia, a deputada Stela Farias, que representa a Assembleia Legislativa no evento, participou de debates com as presenças do sociólogo português Boaventura de Souza Santos, do representante do governo federal, Jeferson Miola, e do ex-governador do RS, Olívio Dutra, sobre participação social. Nesta quarta-feira (25), Stela ainda assiste a outros debates e prepara-se para apresentar, dia 27, sua palestra sobre participação popular no painel “A democracia participativa, um vetor de mudança social e política na África e em outros lugares”. A deputada vai ancorar sua fala na experiência da implantação do Orçamento Participativo, iniciada em Porto Alegre no primeiro governo do PT, quando Olívio Dutra era prefeito.

Esta foi a tônica da fala de Olivio, na mesa “Democracia: novas estratégias de participação popular para o empoderamento da sociedade civil”, realizada na Casa do Brasil. O professor Boaventura de Sousa Santos, reforçou convicções sobre a crise mundial e particularmente, a brasileira. E ressaltou a importância da participação social, nas ruas e nos movimentos para a promoção de mudanças e garantia da democracia. “Ele alertou, sobretudo. Para os ataques do imperialismo norte-americano na América Latina, com foco na Venezuela, Argentina e Brasil”, relata Stela.

O FSM começou sob o impacto do ataque, que resultou na morte de turistas quando visitavam o Museu do Bardo. Houve, já no dia seguinte protesto pelas ruas “contra todos os terrorismos”. “Infelizmente cheguei à Tunísia depois das caminhadas de protesto, mas é muito bom ouvir e debater as experiências da Tunísia depois da Revolução de Jasmim que deu inicio à Primavera Árabe e transformou o país em porta de entrada para o regime democrático”, aponta.

Outra missão que a deputada deve cumprir na Tunísia é a de somar-se ao Comitê de organização brasileiro do FSM para gestionar junto à organização geral do evento para que a próxima edição do Fórum Social Mundial seja realizada em Porto Alegre. A participação de Stela no Fórum da Tunísia atende a dois convites, um deles do Comitê de Organização, por meio de Jean Claude Kryos Njutapvoui. Ela deve permanecer na Tunísia até o encerramento do evento, dia 28.

Um comentário sobre “Participação social é um dos principais temas de Fórum na Tunísia

  1. “A cidadania não pode ser episódica”, diz Olívio Dutra na Tunísia. Bravo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 8 =