Vídeos do CAMP

Acesse o CANAL do CAMP no Youtube.

Acesse o Canal Fazer Solidário com vídeos aula e depoimentos sobre a Economia Solidária. O canal é fruto de projeto desenvolvido pelo CAMP em 2016.

Acesse o Canal Fazer Solidário, clicando na imagem abaixo:

 

VÍDEOS:
O Documentário Fazer Solidário: a Economia Solidária na Regão Sul busca sistematizar as diversas formar solidárias de fazer economia na região sul do Brasil, contemplando as experiências e suas enormes diversidade do campo à cidade. O documentário é fruto do projeto financiado pelo Conselho Britânico, com o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE e da Christian Aid. Acesse a Plataforma de Educação em Economia Solidária e conheça as demais aulas e depoimentos: http://fazersolidario.org.br/

O Vídeo tem legendas em inglês.

__________________________________________________________________________________

O vídeo “Morador de Rua também Trabalha” mostra os Coletivos de Geração de Trabalho e Renda gerados através do projeto Economia Solidária com População em Situação de Rua desenvolvido pelo CAMP na região metropolitana de Porto Alegre/RS.

Os coletivos são: ArtEPApel (Núcleo de Trabalho Educativo da Escola Porto Alegre), produtor de papel artesanal e cerâmica; CERTU – Coletivo Ecológico de Rua Todos Unidos produtor de sabão artesanal em Canoas e o Fundo Solidário Resistência POP Rua (fundado por militantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua/RS).

Vídeo com legenda em inglês:

__________________________________________________________________________________

Vida, Organização e Práticas em Transformação: FUNDOS SOLIDÁRIOS – Vídeo produzido através do Projeto Fortalecimento e Expansão dos Fundos Solidários na região Sul do Brasil, desenvolvido pelo CAMP com o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE.

———————————————————————————————————————————————–

Economia Solidária com População em Situação de Rua: conectando vivências. Projeto em andamento desde fevereiro de 2015, desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Nacional de ES.

Este vídeo mostra a ida do projeto à Feira de Economia Solidária de Santa Maria/RS em julho de 2016.

———————————————————————————————————————————————

II Vídeo Projeto Eco Sol e Pop Rua: Emoção! É a palavra que melhor descreve as imagens deste registro. O vídeo foi gravado nos dia 20 e 21 de outubro de 2016 no município de Cidreira/RS no Encontro dos Coletivos de Economia Solidária da População em Situação de Rua

——————————————————————————————————————–

Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social:  desde outubro de 2015 em parceria com a Fundação Banco do Brasil e com assessoria da ONG Interação.

O objetivo do Projeto é a reaplicação de tecnologias sociais, complementarmente ao Trabalho Social já previsto pelo Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, como instrumento de promoção do desenvolvimento social, nos empreendimentos habitacionais do PNHU (Programa Nacional de Habitação Urbana) promovidos pelo Banco do Brasil.

O CAMP realiza o projeto em dois municípios do Paraná, Rolândia e Paranavaí.  Em Rolândia são 47 famílias que participam e em Paranavaí 445.

——————————————————————————————————————–

Projeto Fundos Solidários na região Sul: Vídeo com depoimentos de representantes de organizações sociais que desenvolvem projetos de Fundos Solidários por todo o Brasil. Os Fundos fazem parte do eixo de Finanças Solidárias da Política Nacional de Economia Solidária. O CAMP é responsável pelo projeto na região sul do Brasil.

——————————————————————————————————————–

Vídeo Fundos Solidário na região Sul: produzido através do Projeto Mapeamento e Expansão dos Fundos Solidários na Região Sul do Brasil, desenvolvido pelo CAMP entre 2011 e 2014 com o financiamento da Secretaria Nacional de Economia Solidária/Ministério do Trabalho e Emprego.

——————————————————————————————————————-

E-Dhesca – educação, cidadania e direitos humanos: conectando redes e saberes. Projeto desenvolvido entre 2013 e 1016 pelo CAMP com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria Geral da Presidência da República. O projeto visou fortalecer as ações da Rede de Educação Cidadã – RECID, que atua junto aos movimentos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade realizando atividades de formação em direitos humanos através da metodologia da Educação Popular.

Dentro do Projeto EDHESCA – educação, cidadania e direitos humanos: conectando redes e saberes, executado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, estava previsto a confecção de 27 pequenos vídeos, produzidos por cada estado, que contassem um pouco da trajetória da Recid. Assim, entre 2013 e 2014 foram realizadas oficinas de formação, com 12hs de duração em média, sobre construção de vídeos. O vídeo  é uma compilação de todos os que foram produzidos, a qual ganhou o nome de “Olhares sobre a Recid 2011-2014: produções audiovisuais dos estados com recortes de experiências” e está composto por uma breve introdução, que explica a metodologia, objetivos e conteúdos trabalhados nas oficinas e depois os vídeos foram agrupados por região.

Vídeos produzidos através do Projeto Educação Popular, Direitos Humanos e Políticas Públicas no Brasil desenvolvido pelo CAMP entre 2011 e 2013 em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e com a Rede de Educação Cidadã – RECID.

——————————————————————————————————————

Projeto Lente Jovem 2ª Edição: desenvolvido em parceria com a Petrobras entre 2011 e 2013 com jovens e adolescentes moradores das Ilhas do Pavão, Flores, Grande dos Marinheiros e Pintada, bairro de Porto Alegre que tem grande índice de vulnerabilidade social, economia e culturas bem diversas. Pescadores, artesãs, recicladores de lixo entre grandes e luxuosas marinas e moradias caracterizam a região. Além de muita luta comunitária por melhorias nas condições de vida. Nesse projeto os jovens aprenderam história do audiovisual, como elaborar roteiro, filmar e editar.

Projeto Lente Jovem 1ª e 2ª Edições: executado entre 2008 e 2010 envolveu jovens da Comunidade Morro da Cruz e das Ilhas de Porto Alegre.