O CAMP

Histórico

Somos uma organização não governamental, brasileira, fundada em 1983 por jovens estudantes, religiosos ligados à teologia da libertação e sindicalistas urbanos e rurais. Nossa equipe e sócios são militantes sociais que dedicam parte de sua trajetória de vida contribuindo e apoiando processos de organização coletiva em prol do fortalecimento da democracia, da justiça social e da sustentabilidade ambiental. Atuamos na mobilização, organização social, educação, capacitação, formação de lideranças, pesquisa e sistematização de conhecimento.

Missão

Promover a garantia dos direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais das populações urbanas através da mobilização social, da formação de lideranças democráticas e da produção de conhecimento no sentido da construção de novos referenciais de desenvolvimento local sustentável.

Atuamos na mobilização e organização social, na educação, capacitação e formação de lideranças e em pesquisa e sistematização de conhecimento, articulando democracia, desenvolvimento e garantia dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Orientamos nossas ações para o fortalecimento de sujeitos sociais coletivos, autônomos e democráticos, com capacidade de proposição de políticas públicas e de solução de problemas econômicos, sociais e ambientais. Pauta-se na construção de relações sociais que valorizam a diversidade dos atores, criam formas de relações econômicas baseadas na solidariedade, e integram a perspectiva da sustentabilidade sócio-ambiental.

Entendemos que o fortalecimento de sujeitos sociais coletivos é um processo intencional e contínuo que articula grupos e pessoas que trazem consigo saberes acumulados através das suas experiências e histórias de vida. Nossa metodologia de trabalho tem como referência esse conhecimento já acumulado e estimula: a reflexão sobre as práticas, o conhecimento de experiência de outros grupos, o estudo de novos temas, o acesso a diferentes formas de expressão e de comunicação, a experimentação da auto-gestão e da democracia, a construção de diagnóstico e de planos de trabalho.

Foco

Integração entre democracia, desenvolvimento e garantia dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Valores

A justiça como parâmetro construído coletivamente o qual diferencia o certo do errado, protege o menor frente ao maior, distribui eqüitativamente os bens materiais e imateriais, conformando os direitos e deveres de todos perante a sociedade, e que por isso mesmo pode proteger os que vivem injustiçados.

A solidariedade como parâmetro estrutural pelo qual o avanço da sociedade se mede pelo grau de responsabilidade de uns para com os outros expresso na legislação, nas políticas públicas e na movimentação na sociedade civil.

A igualdade como parâmetro que estabelece que todos são iguais e têm o direito de serem iguais como cidadãos e cidadãs, sendo tratados de forma desigual quando necessário para produzir a igualdade.

A diversidade como expressão da liberdade humana de ser e valorizar as diferenças a partir de um substrato comum de igualdade, com base na crença de que juntos somos mais do que a soma das partes.

A democracia como exigência da construção e da preservação das condições de justiça, solidariedade social e igualdade, fora da qual, não existe tal possibilidade.

A liberdade como valor que sinaliza o direito de cada um, de cada comunidade e de cada grupo social a viver a vida como quiser, direito este assegurado pelo espaço público democrático.

A coerência individual e coletiva no viver as diversas dimensões da vida e, em especial, a coerência entre meios e fins.

A sustentabilidade como dimensão inerente a tudo que se faça, tanto no nível econômico, social, político ou ambiental. A sustentabilidade como valor expressa a preocupação com a durabilidade e consistência dos processos, procurando assegurar o máximo de coerência entre todas as dimensões da vida.

A defesa da vida como dimensão síntese de todos os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, sem a qual nenhum dos valores acima pode ser realizado em sua plenitude.

Acesse aqui o Currículo Institucional do CAMP, atualizado em novembro de 2021.