Rede Ubuntu

Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária: sou porque nós somos

O Objetivo geral do projeto é “Organizar e constituir a Rede Ubuntu de Cooperação Solidária no RS, garantindo a inserção dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Quilombolas, Indígenas, Pescadores, Camponeses no contexto e práticas da Economia Solidária, como forma da superação de desigualdades históricas, através da realização de processos formativos fundamentados na educação popular e de articulação com outros atores da economia solidária, visando o fortalecimento das cadeias produtivas, a geração de trabalho e renda, a constituição de arranjos econômicos territoriais de produção, comercialização e consumo solidário”.

Com a Pandemia do Covid19, iniciamos a comercialização on line, via redes sociais. Dessa forma, organizamos um grupo no facebook, uma página no Instagram e um canal no Youtube. Realizamos as Feiras Virtuais, o que proporciona geração de renda para os Empreendimentos (EES) envolvidos, que hoje são mais de 140. O projeto viabiliza a entrega gratuita e segura dos produtos, os quais são comercializados diretamente com os EES.

Grupo no face: acesse aqui.

Instragram: acesse aqui

Canal no Youtube: acesse aqui

      

O Projeto pretende alcançar, no mínimo, 80 empreendimentos de economia solidária ligados aos Povos Tradicionais de Matriz Africana, indígenas, quilombolas, pescadores, camponeses e coletivos da Economia Popular do RS. Para tanto, serão realizadas atividades de formação e assessoria técnica através da metodologia da educação popular, construção de feiras locais, criação de aplicativo para celular de comercialização, confecção de materiais de divulgação entre outras ações.

Para ver todos EES que compõem a Rede, clique aqui.

Para ver a Campanha Mulheres Negras que quebram as barreiras do preconceito, clique aqui.

O Projeto iniciou em abril de 2018, tem 30 meses de duração e é financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Departamento de Economia Solidária.

Projeto: Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária
Termo de Fomento nº 852621/2017 – MC/Departamento de Economia Solidária – CAMP

Atualizado em 3/11/2020.