Rede Ubuntu

Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária: sou porque nós somos

O Objetivo geral do projeto é “Organizar e constituir a Rede Ubuntu de Cooperação Solidária no RS, garantindo a inserção dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Quilombolas, Indígenas, Pescadores, Camponeses no contexto e práticas da Economia Solidária, como forma da superação de desigualdades históricas, através da realização de processos formativos fundamentados na educação popular e de articulação com outros atores da economia solidária, visando o fortalecimento das cadeias produtivas, a geração de trabalho e renda, a constituição de arranjos econômicos territoriais de produção, comercialização e consumo solidário”.

Somos luta antirracista! Somos acolhimento e diversidade! Somos uma tradição que alimenta, não violenta! Somos ancestralidade! Somos sagradas mulheres águas! Somos Feministas, Antirracistas e Anticapitalistas!

No nosso caminho até aqui, realizamos oficinas de diagnóstico, 4 feiras presenciais: duas em Santa Maria, durante a FEICOOP com o Complexo dos Povos Tradicionais, uma em Rio Grande e a ultima em janeiro deste ano durante o Fórum Social das Resistências em Porto Alegre. Também realizamos várias assessorias junto aos Empreendimentos que compõem a Rede.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

As atividades de Capacitação da Rede Ubuntu reiniciaram em formato virtual com o Módulo 1: Ubuntu, sou porque nós somos, tratando da identidade, ancestralidade dos Povos Tradicionais e introduzindo o tem das Redes e Cadeias em Economia Solidária.

O Módulo 2: Estratégias de Comercialização e Consumo Virtual e em Rede iniciará em 8 de setembro e tem inscrições abertas para Empreendimentos da Economia Solidária para que possamos ampliar a qualificação e geração de renda e trabalho. O Módulo será desenvolvido pela Patuá Comunicação Solidária e as vídeo aulas são gravadas e editadas pelo Quilombo do Sopapo.

Inscrições: https://forms.gle/HyxNrYZwECmfKr417

 

Módulo 3: Auto Gestão e SINDESU

COMERCIALIZAÇÃO VIRTUAL

Com a Pandemia do Covid19, iniciamos a comercialização on line, via redes sociais. Dessa forma, organizamos um grupo no facebook, uma página no Instagram e um canal no Youtube. Também realizamos Feiras Virtuais pelo facebook, uma nova forma de comercialização em tempos de pandemia, que tem gerado renda e trabalho. O projeto viabiliza a entrega gratuita e segura dos produtos, os quais são comercializados diretamente com os EES.  Também realizamos em julho a Campanha Mulheres Negras que quebram as barreiras do preconceito.

  

Com o avanço da pandemia, em março iniciamos a CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS DA REDE UBUNTU e em abril a Campanha segue na 9ª Feira Virtual da Rede Ubuntu: Campanha Solidária de Arrecadação de Alimentos – na coleta ou na entrega, deixe sua doação com o MotoBoy da Tá na Mão Express, que é parceira da Campanha.

A CAMPANHA encerrou dia 10/12/21no facebook da rede Ubuntu.

Card da Primeira Feira Virtual, junho de 2020.

Grupo no face: acesse aqui.
Instragram: acesse aqui
Canal no Youtube: acesse aqui

Empreendimentos que fazem parte da Rede Ubuntu (atualizado em 01/7/2021)

No Rio Grande do Sul os Povos Tradicionais de Matriz Africana costumam ter datas específicas para presentear a natureza, nossos grandes pais e mães. No mês de dezembro costuma-se presentear a Mãe Iansã e a Mãe Oxum.  A Rede Ubuntu apresenta o Coletivo de Empreendimentos que oferecem produtos que dialogam com os costumes desta época!
COOPTMA Porto Alegre e Viamão, Tempero Da Preta, Padaria e Frutaria MM’s e Mania de Trufas by Amanda!

Artesanatos Guarani – Aldeia Canta Galo, Reserva Indígena de Viamão/RS, presente na  Rede Ubuntu de Cooperação Solidária.

Coletivo de Mulheres Guaranis  da Aldeia Anhetenguá – Lomba do Pinheiro – Porto Alegre.

Artesanato:

                                

Confecção:

            

Brechós:

  

Alimentação e Produtos Orgânicos:

                      

Serviços:

                          

Para fazer parte da Rede Ubuntu, entre em contato pelo e-mail: camp1983.ong@gmail.com e conte um pouco da sua história, que produtos ou serviços oferece e venha construir a Rede Ubuntu de Cooperação Solidária conosco.