E-DHESCA Brasil

O Projeto E-DHESCA EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: Conectando Redes e Saberes foi executado em parceria com a SDH (Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República) e com a SGPR (Secretaria Geral da Presidência da República) em todo o Brasil.

O objetivo central do Projeto foi promover um processo nacional de educação em direitos humanos através do apoio e fortalecimento da experiência da Rede de Educação Cidadã – RECID. Desenvolveu  ações de formação integrada de lideranças sociais nas várias temáticas de direitos humanos, da articulação nacional em rede de educadores populares, do fortalecimento das experiências comunitárias em educação popular e da produção coletiva de conhecimento a partir das práticas sociais de luta pela exigibilidade dos direitos humanos e sociais, visando a ampliação dos marcos da democracia brasileira como instrumento de superação da condição de pobreza e vulnerabilidade das comunidades envolvidas.

A Educação Popular é a metodologia utilizada pelos/as educadores do Projeto para capacitar os participantes das atividades na busca pela ampliação dos direitos humanos. Através das ações do Projeto visamos ampliar e fortalecer a cidadania dos segmentos e minorias discriminadas e com seus direitos, ainda, violados

Ações: Atividades de Formação Pedagógica; Encontros Intermunicipais; Encontros Macrorregionais; Encontros de Coordenação Regionais e Nacionais e; Encontros Nacionais de Formação.

Período de execução: dois anos, desde dezembro de 2012. O projeto encerrou dia 25 de janeiro de 2016, alcançando a meta de público nas atividades formativas locais (100 mil pessoas) e a realização dos vários encontros, cursos e reuniões nacionais, regionais e estaduais.

Vídeos do Projeto:

Publicações: Recid 10 anos: sementes plantadas e frutos da Educação Popular – Cartas Memória- Clique aqui para acessar a publicação

Caderno Educação Popular e Direitos Humanos – Caderno DH e EP 778677 Edhesca

Meta de Público: 100 mil pessoas

Nº no Siconv (Sistema de Convênios): 778677/2012

ciranda 2

ciranda 2013