Parceiros

Nos primeiros 15 anos, o principal canal de sustentação do CAMP foi o aporte financeiro de organizações de cooperação internacional. As mudanças de diretrizes e de ênfases geográficas implementadas pela cooperação internacional a partir dos anos 90, bem como as mudanças ocorridas no Brasil, nos colocaram o desafio de mobilizar outras fontes de apoio e parceria.

Hoje, o CAMP adere a uma concepção de sustentabilidade institucional bastante diversificada calcada não somente na qualidade e diversidade de relações de apoio e parceira, mas também na sua consistência como ator sociopolítico na sociedade civil e na qualidade técnica de seu trabalho. Do ponto de vista do financiamento, continuamos priorizando o fortalecimento das nossas relações com organizações de cooperação internacional. Mas temos crescentemente acessado recursos governamentais (municipais, estaduais e federais) visando à sistematização de metodologias que promovam a maior efetividade e qualidade das políticas públicas.

Hoje participamos de projetos desenvolvidos por uma rede de parceria com o poder público e também da cooperação internacional. Também obtemos recursos com a prestação de serviços em áreas onde temos expertise. Além disso, a nossa visão de sustentabilidade exige investimentos na ampliação da base social do CAMP, visando agregar instituições e cidadãos(as) interessadas em contribuir com as causas sociais que defendemos.