Fundos Solidários

O projeto FORTALECIMENTO E EXPANSÃO DAS INICIATIVAS DE FUNDOS SOLIDÁRIOS NA REGIÃO SUL, realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Nacional de Economia Solidária iniciou em dezembro de 2013 e encerrou em abril de 2018. Tem como objetivo Fortalecer e expandir as iniciativas de Fundos Solidários na Região Sul através de assessoria técnica especializada, do debate e qualificação da gestão e da articulação na perspectiva de ações em rede das experiências já existentes na Região (em suas mais diversas especificidades) e da promoção e constituição de novos Fundos Rotativos Comunitários Solidários na Região.

Buscamos realizar estes objetivos a partir da realização de oficinas formativas e da elaboração e publicação de materiais pedagógicos, visando discutir a temática e reforçando, desta maneira, a articulação com os Fóruns de ES e com outras expressões das Finanças Solidárias existentes no Sul do país.

cha

A Região Sul apresenta grande diversidade de tipologias de Fundos Solidários (FS) – monetários, sementes, etc. Experiências cuja importância histórica se relaciona ao apoio destinado a mobilização e promoção social de famílias e grupos, na medida em que se constituem enquanto uma importante fonte de crédito acessível e ao fomentar iniciativas de atividades produtivas, apoiando principalmente experiências vinculadas a Economia Solidária na Região.

Publicação: Fundos Solidários: passo a passo para a constituição de Fundos Comunitários

car fundos

Vídeos: http://camp.org.br/videos-do-camp/

Desta forma, compreendemos que se faz necessário fortalecer as experiências já existentes através da oferta de assessoria técnica qualificada e materiais pedagógicos a partir dos quais se debaterá a gestão de cada uma das modalidades de FS e a ampliação e fortalecimento das redes de FS – tanto por modalidade quanto regional.

No que tange a expansão dos FS na região, intentamos promover espaços de formação a fim de divulgar e debater a metodologia dos Fundos Rotativos Comunitários Solidários (FRCS), tendo como foco principal capacitar integrantes dos projetos e grupos apoiados pelos FS já existentes na Região, mas também lideranças comunitárias e participantes de EES, com vistas a fortalecer as ações já desenvolvidas por estes. Neste sentido, intentamos fortalecer a rede de FS e FRCS que deverá se constituir tanto como referência formativa, quanto organizativa e política para os FS, promovendo e reforçando o diálogo e a articulação com os Fóruns de ES e com outras expressões das Finanças Solidárias.

Este Projeto é sequencia do convênio Fundos Solidários que mapeou as experiência na região Sul e que foi executado entre 2011 e 2014 pelo CAMP também em parceria com MTE/SENAES.

Publicações:  Sistematização da experiência do fundo de solidariedade da arquidiocese de Passo Fundo/RS

Cartilha dos Fundos Solidários: construção sobre histórico, constituição e gestão – Cartilha Fundos Solidarios Reg Sul

Cartilha dos Fundos Solidários da Região Sul: histórico, organização e gestão

 

povos 5