EcoSoL e PopRua

ECOSOL e PopRua: conectando vivências

Projeto Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e da autonomia da População em Situação de Rua na RMPA (Projeto Básico CAMP 049245/2014 MTE/SENAES)

curso_pop_rua

A partir dos princípios e políticas que envolvem o campo da Economia Solidária, o CAMP busca, através deste Projeto “Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e da autonomia da População em Situação de Rua na RMPA”, iniciado em 2014, busca promover a inclusão socioeconômica e autonomia da População em Situação de Rua (PSR) em Porto Alegre e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), no Rio Grande do Sul. A RMPA, também conhecida como “Grande Porto Alegre”, é composta por 33 municípios e, contando com uma população de 4.011.224, a região abriga cerca de 50% da população do Rio Grande do Sul.

Em relação à PSR, uma vez que os últimos levantamentos foram feitos há mais de cinco anos e não abrangem o conjunto dos municípios da RMPA, o CAMP propõe a realização de um mapeamento visando a identificação das pessoas que se encontram em situação de rua na região acima delimitada.

Atividades do projeto

Será feito um mapeamento de 600 pessoas em situação de rua habitantes de Porto Alegre e Região Metropolitana com articulação e diálogo com agentes públicos, bem como a capacitação e sensibilização de 40 agentes relacionando a temática da economia solidária às questões voltadas à pessoas em situação de rua. Essa capacitação e sensibilização acontecerão através da realização de curso de capacitação para 40 agentes sobre assuntos voltados a relação entre Ecosol e PSR, organizado em 03 módulos com 100h de duração.

Além disso, o projeto tem como atividade sensibilizar, mobilizar e formar 300 pessoas em situação de rua (100 em cada pólo) sobre temas relacionados à economia solidária, educação e qualificação profissional.

Para finalizar, será feita uma incubação e uma formação política-educativa e profissional para até 03 empreendimentos em economia solidária constituídos por população em situação de rua, aquisição de material de apoio e de expediente e despesas com infraestrutura para realização do projeto.

Assista os vídeos do Projeto, aqui .

 

11855720_1006948159344736_6534366267666374645_n

 

DSCN9271

DSCN6986