fazersolidario.org.br

LOGO FAZER SOLIDARIO

Acesse a Plataforma fazersolidario.org.br: http://www.fazersolidario.org.br/

Fazer Solidário – Educação em Economia Solidária

A Economia Solidária é uma forma de resistência e de construção de novas relações sociais e econômicas mais justas e democráticas. A Plataforma Fazer Solidário tem como objetivo propiciar processos de formação, bem como articular práticas em Economia Solidária de organizações, movimentos, coletivos e empreendimentos.

O Projeto, desenvolvido pelo CAMP desde março de 2016 na região Sul do Brasil, conta com o financiamento do Conselho Britânico/Newton Foundation, com o apoio no Reino Unido da Christian Aid e do Ministério do Trabalho e Emprego/Secretaria Nacional de Economia Solidária.

O Curso de Economia Solidária será disponibilizada através de 22 Aulas Teóricas, distribuídas em seis Módulos e 44 depoimentos que denominamos “Na Prática”, pois traduzem como os processos de Economia Solidária tem mudado vidas, comunidades e realizado pequenas, mas significativas transformações sociais. Os Módulos são:

1. Economia Solidária Ontem, Hoje e Sempre;
2. Economia Solidária e Educação Popular;
3.Economia Solidária na Região Sul;
4. Como Organizar um Grupo de Economia Solidária;
5. Trabalho, Desigualdade e Meio Ambiente;
6. Economia Solidária e Política Pública.
Os Educadores responsáveis pelas Aulas são referencias nos temas abordados e expressam a diversidade de experiências e acúmulos no tema. Além as aulas teóricas, a plataforma apresenta o Na Prática, com depoimentos de quem faz a economia solidária acontecer na região Sul do Brasil.

fazer

 

Breve histórico do projeto

O projeto Expandir a Economia Solidária na Região Sul do Brasil visa, através da parceria com a British Council/Newton Fund do Reino Unido, desenvolver processos educacionais que atendam as necessidades dos diferentes segmentos que atuam na formação e assessoria técnica em economia solidária. Também busca alavancar o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias sociais e de gestão, bem como o impulsionar estratégias de comunicação com o objetivo de reforçar de forma permanente, participativa e coletiva as diferentes práticas de autogestão em economia solidária.

images

O projeto tem o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego/Secretaria Nacional de Economia Solidária, na medida em que a contrapartida são as ações desenvolvidas através dos projetos Fortalecimento e Expansão dos Fundos Solidários na Região Sul e do Centro de Formação em Economia Solidária na Região Sul – CFES Sul. Outro importante parceiro do projeto é a Christian Aid, também da Inglaterra, que apoiou o CAMP durante quase 20 anos.

O projeto tem como meta criar uma Plataforma de Educação à Distância e Economia Solidária. Para tanto serão realizadas, Oficinas com educadores experientes no tema além das atividades e publicações previstas nos dois projetos desenvolvidos pelo CAMP junto à SENAES. A Plataforma será em português e inglês.