Lente Jovem

O Projeto Lente Jovem foi executado de 2008 a 2013, com patrocínio da Petrobrás, nas duas últimas edições e do Fé e Alegria na primeira. As três edições capacitaram mais de 100 jovens e adolescentes moradores das comunidades do Arquipélago – Ilhas Pintada, Mauá, Flores e Pavão – e do Morro da Cruz, bairro Partenon, ambos no município de Porto Alegre. Durante o Projeto foram realizadas oficinas sobre história do cinema, leitura da realidade, musicalização, técnicas de filmagem, elaboração de roteiro e edição.

filmagem comunidade

As três edições buscaram proporcionar aos jovens uma visão crítica da realidade social e econômica na qual estão inseridos os motivando a se engajarem em processos de transformação.

Ao final do processo das oficinas, os participantes produziram vídeos documentários, que podem ser vistos aqui e no  Canal do CAMP.

DSC04041

O Projeto também contou com parcerias de organizações locais: a Associação de Catadores de Material Reciclável da Ilha Grande dos Marinheiros, Rede Integrada de Proteção à Criança e Adolescente, Projeto Ação Rua – Fundação Fé e Alegria e Usina de Ideias.

Alguns vídeos produzidos: