Fórum Social das Resistências 2022

Outro mundo é possível com Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta!

Porto Alegre, de 26 a 30 de janeiro de 2022 em formato misto – presencial com vacinados e vacinadas – e virtual.

Inscrições de PARTICIPANTE Prazo: 25/01/2022
Inscrições de ATIVIDADES Prazo: 09/01/2022

As inscrições permitem a participação nas atividades virtuais e presenciais.
A participação nas atividades presenciais, estarão condicionadas a comprovação da vacinação emitida por órgão do Sistema Único de Saúde para os nacionais e de órgão similar estrangeiro.

Mais informações: https://www.forumsocialdasresistencias.org.br/

O mundo vive um momento de crises sistêmicas que se retroalimentam e podem culminar com o fim da vida como a conhecemos. As crises, antesanunciadas em alertas globais, hoje são palpáveis. Produzem efeitos trágicos para a vida das pessoas, penalizando os mais pobres e vulnerabilizados.

Neste ambiente, as democracias agonizam. Sofrem ataques de movimentos fascistas e autoritários que atuam a partir de uma agenda de costumes e com estreita aliança com os agentes econômicos neoliberais. A crise democrática enfraquece a ideia de estados nacionais abrindo espaço para projetos autoritários, sendo um terreno fértil para atuação de mercenários, do crime organizado e das promessas messiânicas de falsas igrejas.

Contra todas estas crises surgem movimentos de resistências. Desde as aldeias indígenas da Amazônia, passando pelas comunidades andinas, as populações do Cone Sul latino-americano, a cultura hip-hop e os movimentos antirracistas na América do Norte, os movimentos ambientalistas na Europa, os movimentos de resistências no Oriente Médio e no norte da África. Movimentos que organizam e mobilizam milhares de pessoas em defesa de seus direitos, de seus territórios e da utopia de um outro mundo possível, urgente e necessário.

As resistências nos mostram que é possível evitar o caos. Mas para isso, é preciso transformar estes de movimentos de resistências numa potente mobilização global capaz de barrar as políticas que promovem a fome, as desigualdades, a degradação ambiental e o desrespeito a democracia. Um movimento global amplo, horizontal, de caráter democrático e organizado entorno dos valores humanistas. Desde 2001, os processos dos Fóruns Sociais Mundiais têm sido espaços propícios para a construção deste movimento global.

O Fórum Social das Resistências, é um evento que iniciou em 2017, em Porto Alegre, e que se insere dentro dos processos do FSM. Tem como objetivo criar um espaço de articulação, divulgação e ampliação de todas as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina. Busca inovar através da realização de Assembleias de Convergências Autogestionadas organizadas por várias organizações e movimentos sociais. Estas Assembleias de Convergências amplas e abertas a participação de todas as pessoas interessadas, discutem as causas das crises, apresentam propostas e organizam iniciativas. Para o FSResistências2022 estão sendo preparadas 14 Assembleias de Convergências sobre os mais variados temas e envolvendo a maioria dos segmentos sociais.

As iniciativas propostas por cada Assembleia de Convergência serão apresentadas na Assembleia das Assembleias. O objetivo deste momento é identificar pontos de consensos, prioridades coletivas e a construção de uma Agenda Comum de Lutas para o próximo período. As propostas construídas no FSResistências2022 serão apresentadas no FSM 2022 que será realizado no mês de maio na Cidade do México.

O FSR ocorre simultaneamente ao Fórum Social Mundial Justiça e Democracia

P R O G R A M A Ç Ã O

26 JAN – QUA

17hs – Marcha de Abertura (Largo Glenio Peres)

20h30 – Show de Abertura (Largo Zumbi dos Palmares)

27 JAN – QUI

14 as 19hs – Assembleias de Convergencias
19 as 21hs – Atividades Culturas de Resistências

28 JAN – SEX

9hs as 13hs – Assembleia de Convergências

16hs as 19h – Assembleia das Assembleias (Ágora do Futuro)

19 as 21hs – Atividades das Culturas de Resistências

29 JAN – SAB

Atividades nas Periferias de Porto Alegre e RMPA

30 JAN – DOM

#OcupaOrla – 10hs as 17hs

 

 

Termo Compromisso Expositor

7 comentários sobre “Fórum Social das Resistências 2022

  1. Parabens pela iniciativa!!! O texto do diagnóstico está irretocável. Como se costuma hoje dizer, “me sinto representado…”! Contem comigo! Renato Dagnino (UNICAMP e Setoriais de Ecosol e de C&T e TI.

    • Caro Professor Dagnino, uma alegria receber sua mensagem! Seguimos juntxs nas lutas!

  2. Uhuuu estava esperando às publicações do FMS.

  3. Nao tenho o numero do PIX pra pagar a inscriçao como participante. Como faço?

  4. Momento importante para revisión crítica del retroceso que ha significado los “progresismo” como en Ecuador para las alternativas sociales desde la izquierdas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =