CONSELHO INTERNACIONAL DO FSM MARCA REUNIÃO PARA PORTO ALEGRE EM JANEIRO DE 2016

 

O Conselho Internacional do Fórum Social Mundial reuniu-se em Salvador, Bahia, nos dias 30 e 31 de outubro de 2015 para discutir temas da conjuntura internacionais, dentre elas, a crise internacional, os temas ambientais, as lutas sociais, para analisar propostas de reestruturação do próprio Conselho e para organizar a agenda dos próximos meses.

Plenária da Reunião do Conselho Internacional do FSM, Salvador, Bahia

Plenária da Reunião do Conselho Internacional do FSM, Salvador, Bahia

Nos temas internacionais, ficou evidente o limiar das crises econômicas, sociais e ambientais que, juntas, por serem resultado do modelo de desenvolvimento econômico capitalista centrado na acumulação sem fim das riquezas nas mãos de poucos, representam uma verdadeira crise civilizatória. Foram dadas ênfases aos temas dos imigrantes na Europa, América Latina e no próprio Brasil, os temas da falta de metas sobre o controle das emissões de gases que geram o aquecimento global, com ênfase na participação dos movimentos sociais na COP21 em Paris neste mês de novembro e as preocupações com retrocessos democráticos em todo mundo.

No tema da reestruturação do Conselho Internacional, foi consenso a necessidade de ampliar a participação de novos movimentos e organizações sociais ao Conselho, com representações regionais, temáticas e de lutas que representem a diversidades planetária da luta anticapitalista.

Apresentação do FSM2016, Montreal, Canadá

Apresentação do Fórum Social dos Curdos/Curdistão

Apresentação do Fórum Social dos CurdosCurdistão

Apresentação do FSM2016, Montreal, Canadá

Como agenda, foram apresentadas as iniciativas em 2016, iniciando com o FSTemático2016 em Porto Alegre com o tema FSM 15 Anos, a realização do VII Fórum Social das Migrações em São Paulo, do Fórum Social dos Curdos, no Curdistão e do Fórum Social Mundial de 09 a 14 de agosto em Montreal no Canadá.

Apresentação do FSTemático2016 – FSM 15 Anos – Porto AlegreBrasil

Apresentação do FSTemático2016 – FSM 15 Anos – Porto Alegre/Brasil

As próximas reuniões do Conselho Internacional serão nos dias 23 e 24 de janeiro de 2016 em Porto Alegre/Brasil, por ocasião do FSTemático2016 e de 14 e 15 de agosto de 2016, em Montreal/Canadá por ocasião do FSM.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =