CAMP promove Ciclo de Formação sobre Democracia e Direitos Humanos

ciclo_formacao

Para fazer sua inscrição, preencha os dados abaixo:

logo ciclo


Após décadas de articulação entre as lutas populares, a atuação partidária e a participação em espaços institucionais, a esquerda brasileira elegeu os Governos Lula e Dilma assumindo a gestão de uma parcela significativa do poder no país. Em doze anos, esta experiência representou a inversão das prioridades no investimento dos significativos volumes de recursos públicos, o que contribui para a redução da pobreza, o acesso a direitos sociais, políticos e culturais antes negados à grande maioria do povo brasileiro. Apesar destes avanços, não foram implementadas mudanças estruturais no sistema político e econômico, como, por exemplo, as reformas política, agrária, urbana, tributária e, nem mesmo, implementadas medidas de democratização dos meios de comunicação.

A partir de 2013, eclodiram mobilizações sociais e populares por todo o país por transporte, saúde, educação, moradia e contra a corrupção. Embalada por estas mobilizações, articulou-se uma oposição que reuniu parcela significativa da elite brasileira visando desestabilizar o Governo Dilma. Por outro lado, significativa parcela dos setores e movimentos sociais de esquerda também pressiona o Governo para manter e ampliar os seus direitos, em especial, na luta contra a precarização do trabalho, contra o aumento de passagens de ônibus, pela reforma política, pela melhoria das moradias populares, pela garantia dos direitos das mulheres, pelo direito à livre orientação sexual, contra o extermínio da juventude negra, entre outros.

O embate destes dois campos políticos culminou nos enfrentamentos eleitorais de 2014, onde as elites sagraram-se vencedoras na composição do Congresso Nacional e as esquerdas e os movimentos sociais na reeleição da Presidenta Dilma. Esta nova correlação de forças tem contribuído para explicitar os interesses de classe no país, e pautado, quase que diariamente, as organizações e movimentos sociais para também explicitarem suas concepções e projetos de sociedade, de país e de mundo.

Em sua trajetória política o CAMP tem sido um espaço para que as organizações e movimentos sociais possam realizar reflexões, experiências e escolhas estratégicas no sentido de fortalecer seu protagonismo como atores do campo democrático popular. Seguindo nesta missão, estamos propondo o 1º CICLO DE FORMAÇÃO DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA para um grupo de 70 (setenta) lideranças sociais com o objetivo de refletir sobre o momento histórico da luta popular, a identificação das forças que sustentam o sistema capitalista e aquelas com potencial para transformá-lo, na perspectiva da construção de um projeto democrático e popular para o Brasil e América Latina. Ao receber este material, Você é um dos convidados. Para confirmar sua inscrição entre em contato conosco através do e-mail: escoladecidadania@camp.org.br ou pelo fone +55(51) 32126511.

Clique aqui para ver o folder com a programação.


Programação
25 de agosto de 2015 – Dimensão Econômica: a questão urbana e a produção e reprodução capitalista – Convidada: Betânia Alfonsin.17 de setembro de 2015 – Dimensão Ideológica: os meios de comunicação na construção da hegemonia – Convidado: Silvio Caccia Bava.

08 de outubro de 2015 – Mundo do Trabalho: novo perfil da classe trabalhadora e suas formas de organização – Convidado: Milton Viário.

29 de outubro de 2015 – Direitos Humanos: a democracia direta, participativa e representativa – Convidado: Raul Pont.

19 de novembro de 2015 – Educação e Organização Popular: novas metodologias e potencialidades – Convidada (a confirmar): Conceição Paludo.

10 de dezembro de 2015 (a confirmar) – Dimensão Política: as estruturas de poder e a crise das instituições – Convidado: Olívio Dutra.

Janeiro de 2016 no FSM Porto Alegre 15 Anos – Projeto Democrático Popular para o Brasil e América Latina: Estratégias e Transição – Convidados (a confirmar): Luíza Erundina e Gilberto Carvalho.

Local: Casa das Irmãs Salesianas, Gonçalo de Carvalho, 390.

Horário: das 9h às 18h.


PROGRAMA
1. DIMENSÃO POLÍTICA:
As Estruturas de Poder e a Crise das Instituições
2. DIMENSÃO ECONÔMICA:
A Questão Urbana e a Produção e Reprodução Capitalista
3. DIMENSÃO IDEOLÓGICA:
Os Meios de Comunicação e a Construção da Hegemonia
4. MUNDO DO TRABALHO:
Novo Perfil da Classe Trabalhadora e suas Formas de Organização
5. DIREITOS HUMANOS:
A Democracia Direta, Participativa e Representativa
6. EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POPULAR:
Novas Metodologias e Potencialidades
7. PROJETO DEMOCRÁTICO POPULAR PARA O BRASIL E AMÉRICA LATINA:
Estratégias e Transição

DOCENTES
Betânia Alfonsin
Conceição Paludo
Gilberto Carvalho
Luiza Erundina
Milton Viário
Olívio Dutra
Raul Pont
Sílvio Caccia Bava

INFORMAÇÕES
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
De 06 de Julho a 05 de Agosto de 2015
PERÍODO DOS ENCONTROS
06 agosto 2015 a 31 janeiro 2016
(preferencialmente às quintas-feiras das 9hs às 18hs)
ONDE
Casa das Irmãs Salesianas, Porto Alegre/RS
CUSTO
R$ 50,00 por encontro ou R$ 300,00 por todo 1º Ciclo de Formação
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Nome:
Contatos:
Telefones:
E-mail:
Whatsapp:
Outros:
Movimento ou entidade quem que milita:
Como ficou sabendo do 1º cilco de debates:
Por que se interessa e participar:
apoio e realizacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =