Coordenador de projetos do CAMP dá palestra sobre reciclagem na Semana Acadêmica do IFSul

100_3280

O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) recebeu seu ex- aluno Alessandro Soares, que também é coordenador do projeto Recicla, executado pelo CAMP, na tarde de quarta-feira, 10/06, para dar uma palestra sobre a visão ambiental da reciclagem de plásticos para os alunos do curso técnico de plástico das turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino integrado (médio e técnico). A atividade integrou a Semana Acadêmica do IFSul, Campus Sapucaia do Sul, evento para o qual Alessandro foi convidado.

100_3275

Não é à toa que Alessandro domina este tema com maestria. Ele atua na área da reciclagem desde 2001 e está terminando seu mestrado na área de engrenharia de materiais, minas e metalurgia na UFRGS.

100_3286

Ele abordou desde o conceito dos resíduos, seus geradores, gerenciadores, seus tipos, suas origens e sua classificação quanto à periculosidade. Também falou sobre impacto ambiental, licenciamento ambiental, coleta e transporte, simbologia indicativa de reciclabilidade e identificação dos plásticos, bem como o tratamento que recebem nos galpões de reciclagem.

Mas ele não se limitou aos conceitos. Foi além. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos também foi explicada, não deixando de fora a logística reversa, instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento.

Alessandro disse que a responsabilidade compartilhada sobre a Logística Reversa é do fabricante e importador, comerciante e distribuidor e do consumidor e contou como se pratica a sustentabilidade em grandes empresas e geradores.

A importância da coleta seletiva, seus sistemas de separação, bem como a descrição das etapas (moagem, lavagem, enxague, secagem, aglutinação e extrusão) também foram comentadas.

Os alunos assistiram atentamente à palestra e, ao final, tiraram suas dúvidas aprofundando o debate. A professora Maria Helena Polgatti, coordenadora do curso técnico em plásticos, agradeceu ao ex-aluno Alessandro. “É muito bom saber que o Instituto ajudou na tua formação. E hoje, podermos te receber aqui para passar um pouco do teu conhecimento para nossos alunos nos enche de orgulho”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CAMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =