Curso de Formação e Capacitação de Agentes Multiplicadores do Projeto ECOSOL e POPRUA Conectando Vivências

ecosol_poprua

O projeto ECOSOL e POPRUA, executado pelo CAMP, realizou o 1º módulo do curso de formação e capacitação de Agentes Multiplicadores nos dias 1,2 e 3 de junho na Casa das Irmãs Salesianas, localizada na Rua Gonçalo de Carvalho, 390, Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

DSCN9105

O curso teve como objetivo formar agentes multiplicadores para atuar junto aos beneficiários, com ações de sensibilização, mobilização e articulação, visando à ampliação de sua cidadania e a autonomia socioeconômica através das iniciativas da economia solidária, bem como sistematizar e elaborar materiais e subsídios metodológicos de formação e assessoria em economia solidária para população em situação de rua.

DSCN8885

Estiveram presentes a equipe do CAMP, o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), os alunos e a direção da Escola Porto Alegre (EPA), o Centro POP de Esteio, o Consultório na Rua de Canoas, o Fórum Gaúcho de Economia Solidária do Vale, o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social de Taquara, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento de Taquara, o Centro POP de Viamão, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Viamão, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de São Leopoldo, o Centro POP de São Leopoldo, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Novo Hamburgo, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Campo Bom, Associação do Voluntariado da Solidariedade e o projeto CFES – Centro de Formação em Economia Solidária da Região Sul.

DSCN9271

O curso proporcionou a integração entre os participantes, troca de saberes, resgatou histórias e mexeu com as emoções. O afeto esteve presente durante os três dias de curso. A atividade contou a educadora Katiucia Gonçalves, representante do Fórum Gaúcho de Economia Solidária, no primeiro dia, a qual abordou “o que é a Economia Solidária”. No dia seguinte, a educadora popular, Gilciane Neves, integrante do Empreendimento Ecopapel, contou sua experiência na constituição do empreendimento, suas lutas e desafios, além da jornalista Rosina Duarte, da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), entidade que atua há 15 anos junto aos moradores fazendo o Jornal Boca de Rua. Rosina relatou como nasceu o jornal e as muitas vivências e histórias com diversos moradores de rua.

DSCN9231DSCN9309

A principal premissa do Projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego – Secretaria Nacional de Economia Solidária é partir dos conhecimentos, experiências e vivências da População em Situação de Rua. O “saber-fazer” de cada um precisa ser valorizado, bem como os sentimentos de organização, coletividade e solidariedade que esta população tem. Aliar estas características às ferramentas da Economia Solidária para propiciar a inclusão social, através da cidadanização e geração de autonomia financeira é o desafio de todos que estão envolvidos no Projeto.

DSCN9386

A avaliação foi de que estamos trilhando um caminho novo, o qual está sendo construído coletivamente. O próximo módulo será de 6 a 8 de Julho.

DSCN9215

Para assistir aos vídeos com entrevistas realizadas durante o curso, acesse os vídeos postados na página do CAMP no Facebook. Lá, você verá a representante do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária, Katiucia Gonçalves, falando sobre como a economia solidária pode se relacionar com a população em situação de rua. Também assistirá a uma exposição do Ecopapel Reciclando Vidas Fazendo Arte Empreendimento de Economia Popular Solidária, feita pela Gilciane Neves, integrante do movimento da economia popular solidária.

DSCN9241DSCN9094

Além disso, a editora do jornal Boca de Rua, Rosina Duarte, conta como foi a criação do projeto Boca de Rua, em que cita a ONG Alice.

DSCN9318

Veridiana Farias Machado, funcionária da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e integrante da Fundação de Assistência Social e Cidadania, também comentou sobre sua experiência em trabalhar com a população em situação de rua e sobre suas expectativas com o projeto executado pelo CAMP, ECOSOL e POP RUA.O último vídeo é do grafiteiro Bruno, ex-morador de rua, falando sobre como foi sua experiência e qual é sua expectativa com o projeto ECOSOL e POP RUA. Não perca!

DSCN9275DSCN9072

Fonte: Assessoria de Comunicação do CAMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 3 =