Curso do CFES Regional Sul supera as expectativas

DSCN8691

O Projeto do Centro Regional de Formação e Apoio à Assessoria Técnica em Economia Solidária (CFES Regional Sul), executado pelo CAMP, realizou o primeiro módulo do curso estadual nos dias 19, 20 e 21 de maio, na Casa dos Capuchinhos (R. Paulino Chaves, 291 – Santo Antônio Porto Alegre – RS).

DSCN8719

Mais de 50 agentes educadores das ações de política pública de apoio à Economia Solidária e lideranças de espaços de articulação territorial e fóruns regionais da Economia Solidária pariticiparam do curso.

DSCN8689

No primeiro dia, Telmo Adams, professor do Programa de Pós-Graduação de Educação da Unisinos, falou sobre a importância de identificar as forças e as fraquezas existentes nas entidades e nos empreendimentos de economia solidária para poder enfrentá-las. Ele destacou a necessidade da formação e da assessoria técnica serem processos inerentes à educação popular em economia solidária.

DSCN8441

O segundo dia começou com os participantes do I Módulo do Curso do CFES fazendo uma memória do dia anterior através de uma pausa pedagógica. Logo após, o coordenador do projeto do Centro Regional de Formação e Apoio à Assessoria Técnica em Economia Solidária, José Inácio Konzen, apresentou o detalhamento do projeto na tarde do dia 20/05, enfatizando as suas metas, que são:

– estruturação e manutenção do funcionamento do CFES Regional Sul;
– implantação de mecanismos de gestão compartilhada e construção da identidade política e pedagógica do CFES Regional Sul;
– formação inicial sobre economia solidária para agentes/educadores da promoção de políticas de superação da pobreza e de políticas públicas de elevação da escolaridade e de educação profissional e tecnológica e para beneficiários do Plano Brasil Sem Miséria;
– formação sobre economia solidária, desenvolvimento territorial sustentável e superação da pobreza e apoio à assessoria técnica em economia solidária.

Konzen também apresentou todas as oficinas que o projeto abrange.

Coordenador do projeto Recicla Brasil, Alessandro Soares, falou sobre cadeias produtivas em redes de consumo nos empreendimentos da economia solidária no terceiro dia do I Módulo do Curso do CFES. Ao final de sua apresentação, chegou à conclusão de que tem diversas cadeias produtivas que em algum momento se relacionam; as cadeias produtivas são unidas por “elos” e as redes estão dentro destes elos; uma rede não precisa ser necessariamente de comercialização e que as redes podem ser formadas por empreendimentos que participam também de outros elos de determinada cadeia.

DSCN8654

Ao final do curso, voltamos para o seu objetivo, que é a socialização e debate da concepção e diretrizes político-metodológicas da educação em economia solidária e a socialização e reflexão das diretrizes metodológicas e ferramentas pedagógicas das ações de políticas públicas de formação e assessoria técnica em finanças solidárias, em comercialização e comércio justo e solidário e em redes de cooperação de empreendimentos econômicos solidários.

José Inácio Konzen lembrou que o objetivo do curso foi atingido, ou seja, “fortalecemos e qualificamos as ações de política pública da economia solidária como uma política de promoção do desenvolvimento territorial e sustentável com ênfase na organização social e econômica solidária, autogestionária e democrática.”

DSCN8542

As datas da realização dos Módulos restantes do Curso Estadual sobre Formação e Assessoria Técnica nos três estados da Região Sul são:

Paraná:
II Módulo: 25, 26 e 27 de maio de 2015
III Módulo: 10, 11 e 12 de junho de 2015

Rio Grande do Sul:
II Módulo: 16, 17 e 18 de junho de 2015
III Módulo: 14, 15 e 16 de julho de 2015

Santa Catarina:
I Módulo: 10, 11 e 12 de junho de 2015
II Módulo: 24, 25 e 26 de junho de 2015
III Módulo: 08, 09 e 10 de julho de 2015

Os próximos módulos do curso aqui no Rio Grande do Sul também acontecerão na Casa dos Capuchinhos (R. Paulino Chaves, 291 – Santo Antônio Porto Alegre – RS).

Fonte: Assessoria de Comunicação do CAMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 9 =