Cursos Estaduais do CFES Regional Sul iniciam em maio e vão até julho de 2015

cfes_sul

O Projeto do Centro Regional de Formação e Apoio à Assessoria Técnica em Economia Solidária – CFES Regional Sul – faz parte da Rede Nacional CFES. Uma das políticas públicas do Governo Federal executadas pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SENAES).

A responsabilidade da execução do Projeto CFES Regional Sul é do Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP. A gestão do projeto é realizada em parceria com um Conselho Gestor e um Comitê Metodológico, onde participam representantes da Economia Solidária dos três estados da Região Sul. Para a divulgação, mobilização dos participantes e realização das atividades de formação foi contratada uma Equipe Executiva e nos Estados de Santa Catarina e Paraná foi contratada uma Entidade Articuladora.

Em 2013 e 2014 o CFES Regional Sul realizou 45 oficinas, de 04 e 08 horas, de formação inicial sobre economia solidária para agentes/educadores que atuam na promoção de políticas de superação da pobreza e ações de políticas públicas de elevação de educação profissional e tecnológica e para beneficiários do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo destas oficinas é reconhecimento das potencialidades da organização econômica solidária enquanto estratégia de inclusão produtiva da população mais empobrecida.

Em 2014 e 2015, o CFES Regional Sul realizou 3 cursos estaduais, de 160 horas, sobre economia solidária, desenvolvimento territorial sustentável e solidário e superação da pobreza e em 2015 está realizando 3 cursos estaduais de 60 horas e 24 oficinas territoriais, de 08 horas, sobre formação e assessoria técnica na economia solidária. O objetivo destes cursos e oficinas é o fortalecimento e qualificação das ações de política pública da economia solidária como uma política de promoção do desenvolvimento territorial e sustentável com ênfase na organização social e econômica solidária, autogestionária e democrática.

Os cursos estaduais sobre formação e assessoria técnica na economia solidária tem como objetivos a socialização e debate da concepção e diretrizes político-metodológicas da educação em economia solidária e a socialização e reflexão das diretrizes metodológicas e ferramentas pedagógicas das ações de políticas públicas de formação e assessoria técnica em finanças solidárias, em comercialização e comércio justo e solidário e em redes de cooperação de empreendimentos econômicos solidários. Os participantes destes cursos são os agentes educadores das ações de política pública de apoio à Economia Solidária e lideranças de espaços de articulação territorial e fóruns regionais da Economia Solidária. A inscrição e definição dos participantes foi realizada pelos Articuladores do Projeto nos três estados.

As datas da realização dos 03 Módulos do Curso Estadual sobre Formação e Assessoria Técnica nos três estados da Região Sul são:

Paraná:
I Módulo: 04,05 e 06 de maio de 2015
II Módulo: 25, 26 e 27 de maio de 2015
III Módulo: 10, 11 e 12 de junho de 2015

Rio Grande do Sul:
I Módulo: 19, 20 e 21 de maio de 2015
II Módulo: 16,17 e 18 de junho de 2015
III Módulo: 14, 15 e 16 de julho de 2015

Santa Catarina:
I Módulo: 10, 11 e 12 de junho de 2015
II Módulo: 24, 25 e 26 de junho de 2015
III Módulo: 08, 09 e 10 de julho de 2015

 

O primeiro módulo do curso que acontecerá no Rio Grande do Sul inicia nesta terça-feira, 19/05, e segue até quinta-feira, 21/05, na Casa dos Capuchinhos (R. Paulino Chaves, 291 – Santo Antônio Porto Alegre – RS). Os próximos módulos do curso aqui no Estado também acontecerão neste mesmo endereço.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CAMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 3 =