Planejamento Operacional 2015: articulando atividades e lutas

asasa

Nos dias 1º e 02 de abril, o CAMP realizou seu Planejamento Operacional no Auditório Clara Scott, em sua sede. Na manhã do dia 1º, o primeiro momento do Planejamento foi marcado pelo levantamento “do que fizemos em 2013 e 2014” em relação aos projetos desenvolvidos – Rede de Educação Cidadã, Fundos Solidários, Centro de Formação em Eco Sol, Memória Visual da Ditadura no RS, Reciclagem – bem como os Cafés com Debate, Seminários e reuniões de equipe.

dani

De tarde aconteceram as apresentações dos Projetos e do institucional CAMP a partir da pergunta: “o que temos que fazer em 2015?”. As atividades a serem realizadas pelo CAMP, apresentadas pela Secretária Executiva Daniela Tolfo, passaram pela aprovação da Assembleia realizada em dezembro de 2014 e constam do Planejamento Político Pedagógico da ONG. Cafés, Ciclo de Debates e reuniões de equipe rechearão o calendário da entidade.

 

O projeto Fortalecimento de Fundos Solidários na região Sul foi apresentado pela coordenadora, Talita Eger. Tendo como objetivo fortalecer e criar Fundos, este ano a eqiope do Porjeto realizará um conjunto de oficinas, assessorias, um encontro regional e, com destaque a realização do Dia das Finanças Solidárias durante a Feira Internacional de Eco Sol em Santa Maria que ocorrerá em julho. Além disso, haverá a produção de três Sistematizações de Experiências, entre elas a de Banco de Sementes. A exibição do vídeo, produzido através do projeto de Mapeamento dos Fundos Solidários na região Sul, encerrou a apresentação.

O Centro de Formação e Apoio à Assessoria Técnica em Economia Solidária – CFES Regional Sul, foi apresentado pelo coordenador, José Inácio Konzen. O CFES encerra suas atividades em meados deste ano e ainda prevê a execução de várias oficinas nos três estados, a publicação de duas Cartilhas e uma Sistematização e Cursos de Formação.

O coordenador do Programa de Apoio a Coletivos de Catadores, Alessandro Soares, também apresentou o projeto acompanhado do educador, Sérgio Paiva. O CAMP atua na área da reciclagem desde 2003. Nos primeiros anos, a prioridade foi a conquista da autonomia através da organização política e a legalização das associações e cooperativas. Para 2015 o foco deste projeto é fortalecer e ampliar o Projeto de Rede entre as cooperativas de Dois Irmãos, Nova Hartz e São Leopoldo, incentivado pela Ambev, executar o projeto junto à cooperativa de Nova Hartz, apoiado pela Braskem, o qual envolve compra de equipamentos e assessoria técnica. Além disso, a equipe da Reciclagem está atenta à novas possibilidades projetos e financiamento.

Cláudia Andrieux, coordenadora do “Pop Rua e Ecosol: conectando vivências”, fez sua apresentação detalhando o projeto, que busca estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e da autonomia da População em Situação de Rua (PSR) na Região Metropolitana de Porto Alegre através da economia solidária. Este projeto iniciou em fevereiro deste ano. A equipe já vem realizando o Mapeamento e diagnóstico do atendimento desta população e realizará em 2015 o Curso de Formação para agentes de Eco Sol sobre PSR e três reuniões do Conselho Gestor. O projeto será desenvolvido também em 2016 e representa um enorme desafio para o CAMP e mesmo para a Eco Sol.

O segundo dia do Planejamento Operacional, 02/04, reafirmou o que orgulha a equipe em “ser CAMP”. De manhã, houve a socialização do debate dos grupos, que discutiu “como fazer” para articular ações, objetivos, públicos e parceiros da entidade.

Uma mística e a avaliação dos dois dias de encontro encerraram o Planejamento Operacional do CAMP 2015, que demostrou o quanto podemos contribuir para transformar e melhorar vidas e as relações sociais, sempre buscando concretizar os direitos humanos da classe trabalhadora e dos segmentos sociais que ainda sofrem discriminação e preconceitos cotidianos. Importante ressaltar, também, que a Educação Popular como metodologia e as pautas da Reforma Política e a defesa e ampliação da Democracia embasam todas as ações do CAMP.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CAMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 2 =