FST 2014: Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental

1. O que é o Fórum Social Temático?
O FSTemático é um evento altermundista autoorganizado por organizações e movimentos sociais ligados ao processo do Fórum Social Mundial. O tema deste ano de 2014 é Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental. O Fórum Social se propõe a ser um espaço de debates, articulação, proposição e luta, denunciando todo tipo de exploração e discriminação na defesa de outro mundo possível.

2. Como funciona o FSTemático?
Por ser um evento autogestionários, cada organização e movimento social é responsável por suas atividades e posicionamentos. Em cada edição é constituído um Comitê de Organização que se responsabiliza pelo apoio logístico, a captação de recursos e a disponibilização da infraestrutura básica para a realização do evento.

3. Onde e quando ele vai acontecer?
FSTemático2014 acontecerá em Porto Alegre e Canoas de 21 à 26 de janeiro de 2014.

4. Quem o está organizando?
FSTemático2014 é organizado por um grupo de centrais sindicais,  movimentos e organizações sociais brasileiras e internacionais em articulação com o Conselho Internacional do FSM.

5. O que significa o tema “Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental”?
O Fórum Social Temático – Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental – se constitui de um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, do debate democrático de ideias, da formulação de propostas, da troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. O Rio Grande do Sul através de seus movimentos sociais tem sido palco destes debates e mobilizações.

6. Como eu posso participar?
Há quatro maneiras principais de participar:

Participantes
São aquelas pessoas físicas que se inscrevem para participar das atividades. Devem ser inscrever como PARTICIPANTE e pagar a taxa de inscrição de R$ 20,00. No ato do credenciamento receberão um crachá, a bolsa do evento e materiais de divulgação. Terão livre acesso a todas as atividades Autogestionárias. Inscreva-se aqui

AS INSCRIÇOES PARA O ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE SERÃO REALIZADAS NESTE MESMO SITE VIA A FICHA DE INSCRIÇÃO DE PARTICIPANTE. 

Organização de Atividades Autogestionárias
São aquelas pessoas, entidades, organizações, movimentos ou redes de movimentos sociais que realizam atividades autogestionárias durante o Fórum Social. Para realizar uma atividade autogestionária basta preencher o formulário indicando o nome da atividade, a organização, a pessoa responsável, a data e turno, a expectativa do número de participantes e a sugestão de local. Para que a atividade seja inscrita é necessário que haja, ao menos, um participante inscrito. Só podem promover atividades autogestionárias organizações da sociedade civil. Governos e partidos políticos somente podem participar como apoiadores ou convidados. Inscreva a sua atividade aqui

Voluntários
São aquelas pessoas que se dispõe a participar como voluntárias apoiando o Fórum Social com suas capacidades. Os voluntários contribuem, principalmente, com informações aos convidados nacionais e internacionais, hospedagem solidária e suporte administrativo. A atividade de voluntário não é remunerada. A inscrição de voluntário pode ser feita aqui.

Economia Solidária e Expositores
Para participar como expositor ou comercializar produtos da economia solidária é necessário estar articulado com os Fóruns da Economia Solidária, participar das reuniões preparatórias, aceitar os critérios estabelecidos para a definição da localização da estante na Feira e realizer a inscrição que é gratuíta. Inscreva-se aqui

7. O Acampamento da Juventude é só para jovens ou pessoas de qualquer idade podem participar?
Acampamento da Juventude é aberto para todas as idades. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou por um adulto responsável.

8. O que são atividades autogestionárias?
São atividades propostas por indivíduos ou grupos participantes dentro dos eixos temáticos do evento.

Eixo1 – Crise Capitalista
Eixo 2 – Democracia
Eixo 3 – Justiça Social e Ambienta

9. Onde ocorrerão as atividades do FSTemático2014?
O território do Fórum Social se estende da Usina do Gasômetro, Parque Harmonia, Câmara dos Vereadores, Largo Zumbi dos Palmares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Assembleia Legislativa, Memorial do Rio Grande do Sul e Casa de Cultura Mário Quintana.

10. Vai haver Marcha de Abertura?
A Marcha de Abertura será realizada no dia 23 de janeiro de 2014, com concentração a partir das 13h30m no Largo Glênio Peres e saída prevista às 15h30m. O itinerário será definido pelo Comitê de Organização e distribuído aos participantes antes do início da Marcha.

11. Como inscrever uma atividade autogestionária?
As inscrições estão aberta até o dia 15 de janeiro de 2014.
Inscreva-se aqui.

12. Os participantes irão receber certificados?
Não. Devido ao grande número de participantes, torna-se inviável a confecção de certificados. Casos específicos podem ser tratados com o Comitê de Organização.

13. Já preenchi e enviei a ficha de participante como faço para pagar a taxa?
Você pode fazer um depósito bancário ou uma transferência para a seguinte conta.

BANCO DO BRASIL
Ag.: 3530-0
Conta: 12761-2
Cedente: Central Única dos Trabalhadores – CUT/RS
CNPJ: 60563731/0014-91

14. Quem se inscreve no Acampamento da Juventude pode participar das demais atividades?
O pagamento da taxa de inscrição de R$ 20 dá direito a participar de todas as atividades.

15. Não moro em Porto Alegre, onde eu posso me hospedar?
Durante o FSTemático2014, você pode ficar no Acampamento da Juventude, pode ficar em um hotelou pode participar da hospedagem solidária, sendo recebido em Porto Alegre.

17. Como me inscrever para a Feira de Economia Solidária?
Para participar da Feira de Economia Solidária, basta preencher o formulário e aguardar a convocação do Comitê de Organização para participar das plenárias de organização.

Qualquer dúvida mande email para espaco.fsm.poa@gmail.com, ou ligue para,+55 (51) 3221.3521

FORUM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 2 =